Cereais Integrais

Aveia – Cereal integral indicado pelos nutricionistas

A aveia ajuda a controlar os níveis de colesterol, combate e previne o diabetes, além de agir na prevenção de alguns tipos de câncer. Também combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico do organismo.

Em meio a tantos produtos novos que chegam ao mercado, existe um que já é velho conhecido nosso e que está no topo da lista dos cereais integrais indicados por nutricionistas, devido aos benefícios que traz para nossa saúde: a aveia.

E não é para menos. A aveia é um grão integral conhecido como um alimento funcional, ou seja, traz inúmeros benefícios ao nosso organismo e ainda ajuda na prevenção de várias doenças.

Outro informação muito importante é que a aveia não tem glúten, porém deve-se atenta para o rótulo do produto. Muitas pessoas acreditam que a aveia possui glúten, pois seu processamento ocorre juntamente com o trigo. 

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  • Benefícios da aveia

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A aveia ajuda a controlar os níveis de colesterol, combate e previne o diabetes, além de agir na prevenção de alguns tipos de câncer. Também combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico do organismo.

A aveia também é rica em fibras, o que é ótimo para combater bactérias nocivas no intestino, ajudar o bom funcionamento intestinal e prevenir as prisões de ventre. Uma grande aliada para quem deseja emagrecer, sem dúvida!

Por ter bastante fibras, a aveia também consegue controlar os picos de glicemia (ótimo para quem tem diabetes) e promove aquela sensação de saciedade no organismo, impedindo por exemplo que comamos em excesso.

O cereal também é rico em cálcio, ferro, vitaminas e carboidratos, entre outras coisas.

  • Comparação da aveia com outros cereais integrais

Cabe salientar que a aveia apresenta uma excelente fonte de energia para o corpo porém, esse cereal fica atrás da quinoa e do farelo de trigo neste quesito. 

Muitas pessoas acreditam que a aveia é a campeã quando o assunto é a quantidade de fibras, mas na verdade, para uma porção de 30g, a aveia fica atrás da semente de chia. 

Para finalizar esse item, vamos comentar algo que muitas pessoas não vão acreditar, a aveia apresenta menos minerais que os demais cereis integrais.

  • Contraindicação 

Se você possui a síndrome do intestino irritado, aconselhamos a você não ingerir a aveia, pois devido a essa patologia você precisa de alimentos que tenham fácil digestão. A aveia, por possuir muita fibra irrita o intestino e isto ocorre devido ao tempo em que esse cereal fica no intestino.

Agora se você possui o intestino acelerado, fique ciente que o consumo de aveia vai acelerar ainda mais o trânsito do seu intestino. 

  • Informações complementares sobre a aveia

A aveia pode ser encontrada facilmente em supermercados, em três versões: em flocos, muito utilizada em sopas e mingaus; em forma de farelo e farinha de aveia.

Para que os benefícios da aveia possam ser sentidos, os nutricionistas recomendam que se consuma aproximadamente 3 colheres de sopa do farelo ou até 4 colheres de sopa da farinha de aveia.

O poderoso cereal pode ser utilizado de várias maneiras: polvilhado sobre frutas e saladas, em vitaminas, iogurtes e sucos, por exemplo. A farinha de aveia pode ser usada como substituta da farinha de trigo na confecção de bolos, tortas e pães. Bem versátil, não é mesmo?

  • Resumindo, alguns benefícios que pode ter ao incluir aveia em seu cardápio:

– Traz sensação de saciedade no organismo, muito útil para quem quer emagrecer ou manter o peso;

– Reforça o sistema imunológico e ajuda a prevenir infecções;

– Mantém sob controle os níveis de glicose e pressão arterial;

– Combate alguns tipos de câncer, entre eles o câncer de cólon;

– Combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce

Considerações Finais:  

A aveia é um excelente alimento para ser ingerido diariamente, por isso analise junto ao seu nutricionista um cardápio que englobe este cereal integral. 

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