Emagrecer

Carboidratos – Devemos retirá-lo da dieta para emagrecer?

Quando a decisão é a de emagrecer, um dos primeiros itens que pensamos em cortar de nossa dieta são os carboidratos. Pães, massas, biscoitos são considerados os vilões de toda dieta e inimigos do emagrecimento.

Quando a decisão é a de emagrecer, um dos primeiros itens que pensamos em cortar de nossa dieta são os carboidratos.

Pães, massas, biscoitos são considerados os vilões de toda dieta e inimigos do emagrecimento.

Muitas pessoas acreditando que os carboidratos são os grande vilões da dieta tem retirado esse alimento do seu cardápio diário e tem sofrido diversas consequências por isso, como por exemplo: desmaios, falta de energia, indisposição, dentre outros. 

Cabe salientar que ao decidir emagrecer a presença de um profissional capacitado e habilitado deve está presente para que você possa alcançar os resultados desejados sem perder a saúde.




Fique por dentro sobre os carboidratos

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  • Mas, será isso verdade?

Os nutricionistas afirmam que os carboidratos são necessários para o bom funcionamento do corpo e que, portanto, devem ser mantidos na dieta alimentar, mesmo se o nosso objetivo e emagrecer.

Da mesma forma que as gorduras e proteínas, eles fornecem metade da energia de que o  nosso corpo precisa e não devem ser descartados.

Eles constituem a base da pirâmide alimentar e uma dieta saudável deve conter de 6 a 11 porções diárias desse tipo de alimento.

As principais fontes de carboidratos são o açúcar, os cereais e os grãos. São divididos em 2 grupos: carboidratos simples e complexos.

  • Carboidratos simples

Os carboidratos simples são aqueles que não precisam de muito tempo para serem digeridos. São rapidamente absorvidos, indo para o sangue e sendo consumidos.

Os simples são os açúcares e estão presentes em alimentos  como açúcar refinado, pão francês, mel, geleia de frutas,  uva passa, cornflakes, arroz branco, macarrão , pipoca ou refrigerantes.

  • Carboidratos complexos

Já os carboidratos complexos têm uma digestão mais lenta e, por isso promovem saciedade por um período maior. São alimentos ideais para serem consumidos se quisermos fazer um  regime para emagrecer.

Os complexos são os cereais integrais, lentilhas, grão de bico e centeio, por exemplo.

  • Dicas Importantes

Emagrecer para as dietas da moda  é cortar os carboidratos da dieta alimentar quase a zero, é importante salientar que não são alternativas saudáveis, já que a falta de nutrientes pode trazer graves desequilíbrios ao bom funcionamento do organismo.

Sem falar que as pessoas que aderem a esse tipo de dieta radical tendem a desistir rapidamente,  até mesmo recuperando os quilos perdidos.

O que é aconselhado é darmos preferência pelo consumo de carboidratos integrais, em detrimento dos simples (presentes nos doces e biscoitos feitos com farinha branca).

As farinhas integrais contém fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, além de trazer uma sensação de saciedade e auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Alimentos como a batata e o arroz branco também devem ser substituídos por cereais como a aveia, arroz e pães integrais.

A palavra aqui é moderação. Ou seja, os carboidratos devem ser incluídos de forma moderada, sem excessos.

As frutas também possuem carboidratos conhecidos por frutose. Apesar de saudáveis, também devem ser consumidas com cuidado, não ultrapassando 3 porções por dia.

Outra dica é não consumir carboidratos após as 18 horas, dando preferência por uma boa salada e uma carne grelhada no jantar.

Considerações Finais: 

Notamos então que se forem usados com moderação e se forem feitas trocas saudáveis, como trocarmos as farinhas brancas pelas integrais, por exemplo, conseguiremos uma dieta equilibrada e saudável, promovendo assim o emagrecimento e a reeducação alimentar que necessitamos.

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