Scroll Top

Bebidas

Chá erva mate – Conheça 7 benefícios dessa bebida para sua saúde

Olá, o artigo de hoje do blog Dicas Saúde da Mulher vai discorrer sobre uma assunto que muitas pessoas querem saber. Fique por dentro dos benefícios do chá erva mate.

O chá mate chegou até nós através dos portugueses e hoje é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Para muitas mulheres, o chá erva mate é um excelente acompanhamento para as conversas de final de tarde com as amigas.

Seja no inverno, aquele chá mate bem quentinho para aquecer as noites frias, ou no verão quando todos adoramos um chá bem gelado e refrescante, a bebida é preferência nacional.

A novidade é que, segundo alguns estudos, o consumo regular do chá mate pode trazer alguns benefícios à nossa saúde.

Entre esses benefícios incluem-se a prevenção de doenças cardiovasculares, a diabetes e até mesmo o retardamento  do envelhecimento.

Parece mentira, mas o chá erva mate poderá ajudar a manter seu organismo funcionado perfeitamente por muito tempo. Por isso, tenha o hábito de consumi essa bebida constantemente. 

Chá erva mate – Os benefícios dessa bebida que conquistou os brasileiros

cha-erva-mate

1. Ajuda na redução do colesterol

Infelizmente, mais da metade dos brasileiros tem colesterol alto. Esse mal vem acometendo diversas pessoas em diversas faixas etárias. A grande causa do aumento do colesterol nas pessoas é a alimentação.

O chá erva mate vai lhe ajudar na redução do colesterol LDL, o colesterol ruim, e aumentar a taxa do colesterol HDL, colesterol bom.

Estudos realizados pela Universidade Federal Santa Catarina comprovou que o chá erva mate auxilia na redução do colesterol. Nesse estudo, o colesterol dos participantes  teve uma redução de até 15%.

Uma redução expressiva e se os brasileiros desenvolverem o hábito de beber o chá mate, os índices de infarto no país vão cair.

2. Excelente estimulante mental e físico

O chá erva mate é usado por muitas pessoas por ser um excelente estimulante físico e mental. Estudos mostram que esse chá apresenta em sua composição a cafeína.

Essa substância, cafeína, é conhecida por muitas pessoas, principalmente, aquelas que precisam de um estímulo para não dormir. 

3. Excelente opção para combater a fadiga

cha-erva-mate-disposicao

O mate possui vários nutrientes, como a cafeína, o ácido fólico, vitaminas A, B1, B2, C e E, entre outros. Não é só isso: a erva ainda tem sais minerais, proteínas, frutose e glucose.

Com isso tudo, o consumo do chá mate pode ajudar a combater a fadiga, regular as funções cardíacas, controlar os níveis de colesterol e facilitar a digestão.

Ainda, por ter propriedades estimulantes, traz inúmeros benefícios para quem pratica atividades físicas e intelectuais.

4. Excelente opção para combater o envelhecimento

A erva mate é antioxidante, devido à presença do ácido clorogênico em sua composição. Os antioxidantes servem para proteger as células contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e outras doenças.

Se você deseja se manter jovem por mais anos, então coloque o chá erva mate como uma de suas bebidas semanais. Marque com suas amigas um encontro no final de tarde para conversar e beber a fórmula da juventude. 

5. Excelente opção para quem deseja emagrecer

Outra boa notícia é que a erva mate ainda facilita a queima de gorduras, portanto auxilia no emagrecimento. Muitas pessoas não sabem, mas esse chá é da classe dos termogênicos.

Entenda alimento termogênico, todo alimento ou bebida que requer um maior dispêndio de energia para serem processados pelo organismos.

Os termogênicos são responsáveis pela aceleração do metabolismo, aumentando a temperatura corporal e queimandores gorduras.

6. Auxilia no combate da esteatose hepática 

Muitas pessoas estão acometidas da patologia conhecida como gordura no fígado. Essa patologia é responsáveis por diversas doenças, caso não seja tratada rapidamente.

Estudos mostram que a ingestão de chá erva mate auxilia na oxidação dessa gordura que se aloja no fígado. 

7. Tenha um coração feliz 

cha-erva-mate-coracao

Estudos afirmam que tomar chá eva mate com frequência ajuda no combate das doenças cardíacas.

Isso ocorre devido a presença de substâncias, polifenóis, que impedem o acúmulo de gordura nos vasos. Além disso, previne o coração de doenças inflamatórias.

É importante deixa claro que o chá mate não faz milagres, você precisa ter uma alimentação saudável para que os benefícios dessa bebida possam ocorrer. 

8. Como consumir

Para que se consiga obter todos os benefícios da erva mate mais amplamente, o aconselhável é que se consuma o chá mate em folhas, pois os saquinhos podem ter mistura de outras plantas.

Se for consumir o chá em saquinhos, certifique-se de comprar um que tenha uma marca de confiança.

Contudo, para que os efeitos sejam sentidos, deve-se consumir diariamente 1 litro de chá mate, ou seja, o consumo da bebida deve ser regular. Bastante, não é?

9. Quem pode consumir?

Uma ressalva deve ser feita quanto à utilização do chá mate por pessoas que sofrem de insônia. Por ser estimulante, a bebida pode piorar o problema e ainda causar episódios de irritabilidade.

O consumo do chá mate ainda é contra indicado para aqueles que têm hipertensão arterial, portanto nunca é demais mencionar que se tenha cautela e moderação com o uso.

Pessoas que têm problemas crônicos de saúde fazem bem em consultar o médico para certificar-se de que a utilização do chá não corra o risco de piorar a saúde.

Resumo do artigo

> O chá erva mate apresenta diversos benefícios para sua saúde e se acompanhado de uma alimentação saudável, seus benefícios serão intensificados.

> Se você tem colesterol alto, ingerir o chá mate com frequência poderá ajudar na regulação das taxas do HDL e LDL.

> Se você precisa dar uma acelerada na sua mente e corpo, então o chá mate é uma das melhores opções.

> Se o seu dia ainda não terminou, mas a fadiga está tomando conta de você, a ingestão do chá erva mate vai eliminar o cansaço para você terminar o dia produtivamente.

> Caso você não tenha dinheiro para fazer uma cirurgia estética, o chá mate vai lhe ajudar a se manter jovem por mais tempo.

> Caso você esteja com sobrepeso e já esteja com um alimentação saudável, o chá mate vai ajudar na queima de gordura.

> Está com gordura no fígado? Ingerir chá mate ajudar na oxidação dessa patologia.

> O chá erva mate é uma excelente amigo do coração. Ajuda no combate do acúmulo de gordura e inflamações.

> Antes de ingerir o chá erva mate, consulte seu médico!

O vídeo abaixo faz um excelente comentário sobre o chá erva mate

Considerações Finais: 

Ingerir chá erva mate com frequência vai trazer diversos benefícios para sua saúde no médio e longo prazo.

Diversos estudos vem sendo realizados com essa bebida e constantemente os especialistas confirmam os benefícios da erva mate.

Usar o chá erva mate para auxiliar no emagrecimento é uma excelente opção. Entretanto, precisamos entender que perder peso vai depender dos nosso hábitos de vida.

É importante deixar claro que o maior responsável pelo seu sucesso no emagrecimento é a sua alimentação. Não adianta fazer atividade física todos os dias, se você não mudar sua alimentação.

Por isso, a reeducação alimentar vem sendo a melhor opção para quem deseja emagrecer e manter o peso no médio e longo prazo.

A maior dificuldade das pessoas é saber o que comer para intensificar o emagrecimento. Outras pessoas acreditam que passar fome é a solução para perder os quilos extras.

É possível perder peso sem sofrer demais e sem ter o perigo de sofrer o efeito sanfona. Abaixo disponibilizo o 1° capítulo do livro emagrecer de vez. Clique no banner e faça o download grátis agora!

Imagens: Pixabay

RECEBA EM SEU EMAIL DIVERSAS DICAS SOBRE BELEZA

[Receba Seu Ebook]

Aprenda a Fazer Penteados Simples e Práticos Para Diversas Ocasiões Sem Sair de Casa

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.