EBOOK REVELA 04 HIDRATAÇÕES CASEIRAS SIMPLES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUAS MADEIXAS EM POUCAS SEMANAS!

Tratamentos

Cronograma capilar – Por que você deve fazer?

O cronograma capilar é um procedimento muito importante para conseguir cabelos bonitos e invejáveis. Mas você sabe o que fazer em cada etapa do cronograma?

Já ouviu falar do cronograma capilar? Sabe para que serve?

Basicamente, o cronograma capilar é um tratamento intensivo para os cabelos, trazendo uma reestruturação e nutrição nos fios capilares.

Após a realização do cronograma capilar, o resultado normalmente é um cabelo mais saudável, brilhante e com vida.

Antes de continuar comentando sobre cronograma capilar, cadastre-se em nosso informativo Dicas Saúde da Mulher e receba diversas dicas sobre SAÚDE E BELEZA. 

Cronograma capilar, saiba mais sobre esse procedimento

cronograma-capilar-cabelo-de-mulher-divina

  • O cronograma capilar é feito em 3 etapas:

Hidratação: ajuda a repor a umidade dos cabelos e combate o ressecamento dos fios. A hidratação prepara o cabelo para as duas próximas etapas.

Nutrição: nessa fase ocorre a reposição dos lipídios, gorduras e óleos naturais do cabelo. São usadas máscaras à base de manteiga, vitaminas e óleos vegetais. Alguns produtos mais usados para nutrir os cabelos são feitos com manteiga de karité, óleo de abacate, óleo de coco, óleo de argan, entre outros.

Reconstrução: é quando o cabelo readquire sua força natural. Os produtos dessa fase são à base de queratina, colágeno e aminoácidos.

  • Período para fazer o cronograma capilar

O programa normalmente é feito em 4 semanas, acontecendo um revezamento nas máscaras capilares com finalidades diferentes, sejam para hidratar, nutrir ou reconstruir os fios.

Sempre começa-se pela hidratação, que é o que vai preparar o cabelo para receber e reter os outros produtos. Só depois do cabelo estar hidratado é que se parte para as outras etapas.

O que é comumente indicado é que se faça 8 hidratações mensais, 3 nutrições e 1 reconstrução. É o chamado cronograma capilar oficial.

cronograma-capilar-cabelo
Figura 01: Cronograma capilar oficial
  • Onde fazer o cronograma capilar?

O cronograma capilar pode ser feito em casa mesmo, mas o ideal é sempre consultar antes um profissional de cabelo, que irá identificar quais são as reais necessidades do seu cabelo. Assim, pode-se saber em qual etapa poderá focar mais o tratamento. Por exemplo, se o cabelo estiver mais ressecado, ele irá precisar mais de hidratação. Já se o cabelo estiver com muito frizz, sem balanço, então a necessidade será de mais nutrição.

Por outro lado, se os fios estiverem muito finos e quebrando-se com facilidade, o ideal é focar na reconstrução. Por isso é tão importante a avaliação prévia do profissional, pois o cronograma capilar vai adaptar-se conforme a necessidade de cada pessoa.

  • Informações importantes

Todavia, especialistas alertam para o fato de que o cronograma capilar traz bons resultados, sem dúvida, mas que milagres não acontecem!

Apesar de ajudar a repor os nutrientes perdidos e trazer uma aparência muito melhor aos fios, cabelos que sofreram químicas muito agressivas, por exemplo, dificilmente voltam ao seu estado natural mesmo após ter feito o cronograma capilar.

Sabendo disso, o importante é que se mantenha a auto estima sempre em alta, cuidando-se e aproveitando todos os tratamentos disponíveis e adequados ao seu cabelo.

Considerações Finais:

Identifique do que seu cabelo está precisando e foque o cronograma capilar para corrigir o respectivo problema. Assim você conseguirá obter um cabelo mais domável e sedoso.

Gostou do artigo? Então comente e compartilha!

OBS.: CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.