Cuidados básicos

Dormir com cabelo molhado – É uma boa escolha?

Olá, o artigo de hoje do blog Dicas Saúde da Mulher vai discorrer sobre um assunto muito importante e que muitas mulheres não prestam atenção e por isso faz todas as semanas, dormir com cabelo molhado. 

Atualmente, muitas mulheres estão fazendo parte do mercado de trabalho e devido a isso, a correria do dia-a-dia faz com que cheguemos em casa tarde da noite e levantemos muito cedo para o trabalho, então parece que não resta nenhuma outra opção a não ser lavarmos o cabelo à noite mesmo.

Muitas mulheres ouvem dizer que dormir com o cabelo molhado faz mal. Será mesmo verdade? Essa é a pergunta que sempre fazemos e por não ter o devido conhecimento, continuamos dormindo com os cabelos molhados.

Os dermatologistas afirmam que realmente não faz nada bem dormir com os cabelos sem estar devidamente seco. Isso porque o cabelo molhado pode criar um ambiente quente e úmido no couro cabeludo, propiciando o aparecimento de fungos e bactérias.

Não é difícil de encontrar mulheres que vão ao consultório se queixando de coceiras na cabeça. Outras até desenvolvem patologias mais sérias. 

Pode ocorrer também o aumento da oleosidade e aparecimento de caspa e, em algumas vezes, causar até mesmo a queda de cabelo, principalmente nos cabelos mais finos e frágeis.

A queda dos cabelos nesse caso acontece por causa  do atrito do cabelo molhado com o travesseiro, enfraquecendo-os e causando a queda. 

Não importa qual seja o sintoma ou patologia, é preciso atentar que dormir com cabelos molhados não é uma boa opção. Por isso, deixe para lavar suas madeixas quando você tiver tempo para secá-los totalmente. 

Sem mencionar também que dormir com os cabelos molhados pode fazer com que a pessoa acorde com uma péssima aparência, com camadas de cabelos totalmente desalinhadas e dificultando domar as madeixas. 

Dependendo do tipo de cabelo, curto ou comprido, fino ou grosso, o tempo de demora de secagem varia bastante de cabelo para cabelo. Cabelos curtíssimos secam bem mais rapidamente, ao contrário dos cabelos longos ou muito cacheados.

Dormir com cabelo molhado é a rotina de muitas mulheres, queremos com essa matéria mostrar para você quais são as consequências desse comportamento. Continue lendo e você vai se surpreender. 

Dormir com cabelo molhado – Fique por dentro!

Dormir com cabelo molhado

  • Dormir com cabelo molhado – Problemas 

Para prevenir o aparecimento dos problemas já mencionados, especialistas aconselham a secar o cabelo antes de dormir. O ideal é que a secagem seja feita naturalmente, ou com a ajuda de uma toalha.

Vale salientar que a presença de umidade nos fios, por menor que seja, então, se você deseja lavar seus cabelos, tenha a certeza que terá tempo deles secarem por completo.

  • Dormir com cabelo molhado – Estraga os fios?

É importante deixar bem claro que dormir com cabelo molhado não danifica ou estraga a estrutura dos fios do seu cabelo. O único problema de deixar o cabelo úmido por muito tempo é a criação de um ambiente propenso a proliferação de fungos, etc. 

  • Dormir com cabelo molhado – Uso do secador

Se você precisa lavar seu cabelo e caso não seja possível ou não haja tempo, pode-se usar o secador de cabelos, com o cuidado de utilizá-lo em temperatura moderada, não muito quente para que não resseque os fios.

  • Dormir com cabelo molhado – Sobre a escova

Deve-se também tomar cuidado com o uso da escova, evitando escovar os cabelos com muita força e assim preservando os fios capilares.

Vale salientar que quando os fios estão úmidos, eles se tornam mais quebradiços. Por isso, ao usar a escova durante a secagem do cabelo, presta atenção na intensidade da força aplicada.

  • Dormir com cabelo molhado – Sobre a hidratação capilar

Muitas pessoas costumam também hidratar os cabelos e nesse caso, o cuidado deve ser com relação à aplicação do produto adequado ao tipo de cabelo, mantendo-o longe do couro cabeludo e evitando o enfraquecimento dos fios.

Um bom profissional poderá indicar quais produtos são mais adequados para manter os cabelos limpos, saudáveis e com a estrutura preservada.

O vídeo abaixo faz um excelente comentários sobre dormir com cabelo molhado. Confira!

Considerações Finais:  

Tomando-se os devidos cuidados e dormindo com os cabelos bem secos , certamente a saúde capilar ficará em ordem, com os cabelos sempre limpos e saudáveis!

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

4 Comentários

  1. Júlia disse:

    Nossa eu estava fazendo tudo errado então. Dormia com o cabelo molhado e as vezes acordava com ele úmido ainda. Obrigado pelas dicas.

  2. Carla Beatriz disse:

    Poxa meu cabelo está caindo bastante e ao pesquisar na internet sobre as causas encontrei esse artigo bastante esclarecedor. O que acontece é que com a correria do dia a dia, as vezes agente lava os cabelos e fica com preguiça de secar.Achei o artigo bastante esclarecedor e a partir de agora vou tomar mais cuidados pois não quero mais perder meus preciosos fios.Obrigada, Beijos!

    • Adrianooliveira disse:

      Olá Carla,

      Fico feliz de poder ter lhe ajudado.

      Muitas mulheres estão sofrendo com isso, ou seja, os dias são corridos demais e somente a noite podem lavar os cabelos. Faça uma forcinha para poder secar suas madeixas antes de dormir.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Saiba Como Cuidar dos Cabelos Cacheados E Ter Um Cabelo Divino Sem Sair do Conforto de Casa E Sem Gastar Muito!

Coloque Seu Nome e Email Para Receber Gratuitamente Seu Ebook por Email!

Seus dados Estão 100% Seguros!