Escova

Escova definitiva – Dicas para manter por mais tempo

Se você deseja fazer a escova definitiva em seu cabelo, saiba algumas dicas para manter a definitiva por o maior tempo possível sem perder a beleza.

Você está decidida a fazer a escova definitiva e precisa agora estudar mais à fundo sobre os cuidados que você deve ter após o procedimento?

Aqui você vai aprender todos os cuidados necessários para manter seus cabelos lisos e perfeitos com a escova definitiva, sem abrir mão da saúde dos seus fios nem perder o brilho e o movimento, então se este é seu objetivo, leia abaixo as dicas que trouxemos para você.

A escova definitiva é uma técnica utilizada por muitas mulheres que querem seus cabelos extremamente lisos e sem preocupação com manutenção, afinal, esta escova é para sempre!

Claro, se feita por um profissional experiente e se utilizados produtos de primeira linha, portanto, este investimento costuma ser salgado para o bolso, por isso, é importante se informar sobre maneira de fazer com que a escova definitiva dure mais em seu cabelo.

Nos fios em que o produto de alisamento definitivo é aplicado, você terá a estrutura alterada de maneira permanente, porém isso não significa que o crescimento normal dos fios aos poucos não cresçam da maneira natural, sejam ondulados, cacheados, crespos ou qualquer outro tipo de cabelo.

Por isso é tão importante encontrar um bom profissional para que você volte a fazer as manutenções trimestrais que são vitais para que o efeito de cabelos lisos continue desde a raiz até as pontas.

Escova definitiva, fique por dentro desse tratamento

escova-definitiva

  • Sobre a hidratação dos cabelos

Para você fazer com que sua escova definitiva dure mais, tem que apostar em um cabelo profundamente hidratado, assim evitará que ele se arme quando seus fios naturais começarem a inevitavelmente nascer.

Um cabelo hidratado antes de realizar a escova definitiva vai também possibilitar que a saúde dos fios não fique muito abalada com toda a química que ele passará a receber.

Nos primeiros meses após realizar o tratamento, você deverá investir em cremes e máscaras de hidratação, assim seus fios aos poucos voltarão a se regenerar, além de possibilitar que os fios que estão lentamente nascendo, venham com uma maleabilidade maior, reduzindo o efeito armado que normalmente acontece com quem faz este tipo de alisamento definitivo. 

A hidratação capilar é muito importante porém você não pode correr o risco de marcar seu cabelo, então deverá entrar em acordo com seu profissional de beleza para que seja feita uma hidratação mensal ou quinzenal, assim ele sempre vai cuidar dos seus fios com conhecimento profundo de qual procedimento já foi realizado e assim encontrar produtos que são mais eficazes para você especificamente.

  • Cuidados com os shampoos

A escova definitiva também exige alguns cuidados para que não perca seu formato, ou seja, para que o trabalho de alisar perfeitamente com a chapa quente utilizada no salão, não alterem o formato por fatores como maus cuidados.

É recomendado ficar longe dos xampus de limpeza profunda ou anti resíduos, pois eles irão remover a química aplicada em seus cabelos, se não totalmente, pelo menos parcialmente.

  • Cuidados com o cabelo

Um exemplo do que não pode ser feito de forma alguma em seguida a um alisamento permanente de uma escova definitiva é amarrar seus cabelos na mesma semana em que você fez o procedimento.

É preciso deixar que a química penetre bem e se estabilize nos seus fios, só assim você poderá amarrar seus cabelos, e ainda assim, evite ao máximo no primeiro mês, pois caso fique marcado por elásticos ou presilhas, você corre um sério risco de ficar com esta marca definitivamente, a menos que você não volte ao salão e se submeta ao processo todo novamente.

  • Sobre seu corte de cabelo

Depois de fazer o alisamento é indicado um corte, pois seu cabelo poderá esticar um pouco, ocasionando alguns fios e mechas a ficarem com tamanhos aleatórios, destruindo o corte que você possa ter em seu cabelo.

  • Por que você deve pintar o cabelo após a escova definitiva?

Também é indicado pintar o cabelo após fazer o alisamento, pois este procedimento costuma clarear seus fios.

Não esqueça de seguir a recomendação do seu profissional, caso precise aguardar mais de 15 dias para aplicar a coloração, fique atenta para não interferir neste processo, você não vai querer destruir todas as horas que você passou no salão para o alisamento.

  • Preste atenção ao dormir

Quando fizer sua escova definitiva tome cuidado ao dormir e acorde ao lado de uma prancha de cabelo para retocar e arrumar qualquer fio fora do lugar nas manhãs seguintes ao procedimento.

Por pelo menos uma semana, fique acostumada a correr para a sua prancha alisadora e reorganizar imediatamente os fios, não esqueça de que qualquer movimento poderá marcar seu cabelo, então nem pensar em colocar o cabelo atrás da orelha, fazer rabo de cavalo, tranças ou outros estilos.

Se você pensa em alisar os cabelos e aproveitar para fazer uma franja, faça o corte antes de alisar, assim quando terminar o procedimento seu cabelo estará exatamente do estilo que você escolher.

  • Sobre a lavagem do cabelo

Você também deverá esperar 3 dias após o procedimento para realizar a primeira lavagem dos fios, também não é recomendado fazer academia para não molhar os fios com suor.

Ande sempre, para todos os lugares com um guarda chuvas nos primeiros dias após realizar a sua escova definitiva, após isso, pode tranquilamente voltar ao normal, porém estas dicas são muito importantes dentro dos primeiros 3 a 7 dias após a escova ter sido feita.

ESCOVA DEFINITIVA TEM FORMOL?

Quer alisar o cabelo, mas não tem certeza do tipo de produto que seu profissional de beleza vai utilizar? Você precisa se precaver para não correr sérios riscos de saúde, por isso é importante saber se a escova definitiva tem formol e outras substâncias prejudiciais para a saúde, veja aqui esta e outras informações para que você tenha um cabelo lindo, liso mas acima de tudo com saúde e segurança.

  • O formol e seus riscos

Você sabe o que é o formal e por que ele oferece tantos riscos para a sua saúde?

O formol é uma substância química muito forte, utilizada principalmente para embalsamar cadáveres, pois promove uma conservação dos tecidos de maneira incrível, além disso, o formol também é utilizado para conservação e preservação de adesivos, borracha, vidros, espelhos e até mesmo explosivos, então você não vai querer nada disso perto dos seus cabelos não é mesmo?

Além de seus usos, que se mostram essenciais para a conservação de objetos e produtos variados, ele também é permitido em esmaltes, para endurecer as unhas, porém com uma porcentagem diminuta, apenas 5% de limite.

Entretanto, para o alisamento dos cabelos, antigamente eram utilizados até 37% de formol na química, somente com graduações tão altas se conseguia o efeito de alisamento dos fios, algo tão forte assim trazia claramente diversos riscos tanto para quem recebia a química como para quem aplicava, chegando a causar mortes em pessoas no mundo todo, inclusive aqui no Brasil.

  • Ação da ANVISA

As escovas que continham formol nesta graduação tão elevada eram as escovas progressivas, após terem sido proibidas pela ANVISA, seu limite para produtos de cabelo passou a ser 0,2% apenas com a função de conservante do produto, sem trabalhar em função do alisamento.

Isso por que esta é uma substância que trás diversos malefícios, como por exemplo, intoxicação pelos vapores criados pelo calor do secador, que se respirados diretamente pelo profissional de beleza pode levar à morte, irritação da pele, dos olhos e narinas também são causados pelo formol.

Este componente químico foi considerado pela Organização Mundial da Saúde como sendo cancerígeno, ou seja, o contato com o formol pode causar câncer, porém, após a proibição pela ANVISA, os cabeleireiros e marcas de alisamento pararam de utilizar o formol para tratar os cabelos.

Utilizando ao invés diversos outros químicos que são seguros e que trazem os mesmos resultados, por isso não precisa se preocupar, mas sempre pergunte ao seu profissional de beleza se as químicas utilizadas em seus cabelos contem formol.

  • A escova definitiva é o formol

O alisamento da escova definitiva pode ser alcançado através de outros componentes químicos, como a Guanidina, Hidróxido de Sódio ou cálcio e os tioglicolatos, que não trabalham entre si, portanto tome muito cuidado ao trocar de químicas ou profissionais para evitar um corte químico em seus cabelos.

Cabe salientar  que os componentes acima citados não oferecem nenhum risco à saúde de acordo com a ANVISA até este momento, mas é claro que ficar atenta às notícias e novos produtos, de marca e qualidade são importantes para não arriscar a saúde desnecessariamente.

O vídeo abaixo faz um excelente comentário a respeito da escova definitiva. Confira!

Considerações Finais:

Dependendo do tamanho e volume do seu cabelo, tenho certeza que você terá passado horas no cabeleireiro e gasto muito dinheiro, por isso tenho certeza que você não vai querer arriscar perder seu cabelo impecavelmente liso em função de algum descuido ou esquecimento não é mesmo?



Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.