Cuidados

Foliculite – Erupções que aparecem na sua pele

Talvez já tenha acontecido a você de ter notado o aparecimento de pequenas “bolinhas” semelhantes as espinhas, após depilar a virilha com a lâmina ou cera. Podem vir acompanhadas de coceira e até mesmo causarem dor e desconforto na região. [...]

Foliculite são pequenas “bolinhas” semelhantes as espinhas, após depilar a virilha com a lâmina ou cera. Podem vir acompanhadas de coceira e até mesmo causarem dor e desconforto na região.

Essas erupções recebem o nome de foliculite que trata-se de “uma infecção dos folículos pilosos causada por bactérias, predominantemente do tipo estafilococos”, segundo a Wikipédia.

Antes de continuar comentando sobre termogênicos naturais, cadastre-se em nosso informativo Dicas Saúde da Mulher e receba diversas dicas sobre SAÚDE E BELEZA.

Saiba mais sobre a foliculite

FOLICULITE-pele-mulher

  • O que é a foliculite?

Basicamente a foliculite tem início com o bloqueio dos folículos capilares causando assim a inflamação pela bactéria e consequentemente as erupções.

Diferente da acne, os locais do corpo mais comuns de aparecerem a foliculite são  as coxas, nuca, axilas,  nádegas e virilhas; podem ser por causa da depilação feita com lâminas e ceras, o atrito com as roupas e a umidade.

Em casos mais graves, podem ocorrer lesões na pele deixando inclusive cicatrizes.

  • A quem pedir ajuda?

O dermatologista deve ser procurado para indicar o tratamento mais adequado de acordo com a gravidade ou não das erupções presente na pele, podendo receitar antibióticos ou antifúngicos para serem utilizados via oral e/ou local.

O tratamento também  inclui o uso de sabonetes antissépticos e compressas umedecidas e mornas para favorecerem a drenagem e o desbloqueio dos folículos inflamados.

O especialista também poderá utilizar produtos à base de ácido glicólico, salicílico e retinoico para tratar a foliculite.

A avaliação é feita através do aspecto da pele e testes de laboratório, que irão indicar se a inflamação foi causada por um fungo, uma bactéria ou um vírus.

  • Locais de manifestação da foliculite

A foliculite também pode atingir o couro cabeludo, e em casos mais graves pode causar inclusive a perda do cabelo e deixar cicatrizes. O tratamento nesses casos também passa por antibióticos e antifúngicos, utilizados a critério médico.

O couro cabeludo deve estar sempre limpo e caso seja muito oleoso, deve ser utilizado shampoo com formulação especial para esse tipo de cabelo.

Enquanto permanece a ocorrência da foliculite capilar, pode ser utilizado shampoo à base de ácido salicílico (indicado pelo dermatologista) e após passada a crise, pode ser utilizado o shampoo de uso normal.

  • Medidas  preventivas

– Usar roupas mais largas, diminuindo assim o atrito da roupa com a pele;

– Se for realizar a depilação com lâminas, certificar-se de que se tratam de lâminas  sem uso;

– Usar toalhas secas e limpas, além de evitar o uso compartilhado das toalhas;

– Proceder a esfoliação periódica da pele, para isso utilizando receitas caseiras ou produtos específicos receitados pelo dermatologista;

– Manter as unhas aparadas e limpas, e resistir ao impulso de espremer as “espinhas”, pois só iria piorar a situação, podendo deixar inclusive cicatrizes na pele;

– Evitar tecidos sintéticos, que retém o calor, dando preferência para calcinhas com tecido de algodão;

– Não frequentar piscinas que não tenham a água tratada com cloro;

– Certificar-se de que a banheira de hidromassagem que for utilizar esteja devidamente limpa e higienizada.

Considerações finais:

Com essas medidas básicas, o aparecimento da foliculite pode ser evitado, porém caso aconteça, o dermatologista deve ser procurado para detectar o problema desde o início e indicar o tratamento adequado a cada caso.

Gostou do artigo? Faltou alguma informação? Deixe seu comentário!

OBS.: CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Saiba Como Cuidar dos Cabelos Cacheados E Ter Um Cabelo Divino Sem Sair do Conforto de Casa E Sem Gastar Muito!

Coloque Seu Nome e Email Para Receber Gratuitamente Seu Ebook por Email!

Seus dados Estão 100% Seguros!