Melhores exercícios

Importância da atividade física e a academia

Olá, o post de hoje do Blog Dicas Saúde da Mulher, quero discorrer sobre um assunto que muitas mulheres não pensam. Só posso fazer atividade física na academia? Essa é a dúvida de muitas mulheres e nesse post vamos dar excelentes dicas para você. 

A academia é o local que muitas pessoas desejam adquirir um corpo bonito para ser exposto no verão, porém nem só a academia pode trazer o corpo dos seus sonhos. Existem diversas outras opções que vai lhe ajudar a obter o corpo que você tanto deseja, mas requer a sua dedicação.

É bem verdade que estar na academia é muito importante, pois há a presença de professores altamente capacitados para lhe ajudar a fazer as atividades da forma correta para que não ocorra lesões com você ou qualquer outro prejuízo. 

Continue lendo e descubra outras formas de fazer atividade física.



Importância da atividade física e a academia – Saiba mais!

Importância da atividade física e a academia

O verão ainda está longe, mas nunca é cedo demais para praticar atividade física, seja para manter a forma ou até mesmo para se partir em busca da silhueta almejada. Sem contar que a saúde agradece, claro!

Acontece que nem todas as pessoas têm dinheiro ou disposição para frequentar uma academia; outras sentem-se inseguras em mostrar o corpo em um ambiente repleto de outros corpos sarados e esbeltos.

Se este é o seu caso, saiba que não é necessário inscrever-se em uma academia para praticar atividade física: os exercícios podem ser feitos em casa, ou até na praça mais próxima.

  • Importância da atividade física e a academia – Alguns exemplos abaixo

A seguir damos algumas dicas de atividades físicas que podem ser feitas fora da academia para você se inspirar e começar agora mesmo. 

Importância da atividade física e a academia – Caminhada

Essa é a atividade física mais fácil: pode caminhar no quarteirão em volta de casa, no condomínio, na pracinha do bairro, etc. Se não tem o costume de caminhar, pode começar com 20 minutos diários e ir aumentando aos poucos. Lembre-se de passar o protetor solar, colocar um boné e não caminhar em horários em que o sol está a pino.

A caminhada proporciona uma experiência incrível, pois permite que você esteja na presença constante com a natureza além de estar com a pessoa querida ao seu lado. A academia não permite esses benefícios. 

Importância da atividade física e a academia – Dançar

A dançar é uma atividade física divertida e traz um grande bem-estar. Ela ajuda a perde peso de forma descontraída, pois enquanto você se concentra nos passos, seu corpo está a 1000 por hora para liberar energia para você. Coloque um CD com uma música bem movimentada, mexa bastante os braços, as pernas, pule, enfim faça o que tiver vontade de fazer!

Se você não sabe dançar é uma ótima oportunidade de aprender. Escolha um ritmo, comece devagar e com paciência e em pouco tempo você estará dançando os ritmos que você mais aprecia.

É verdade que na academia existe salas de danças onde várias pessoas estão buscando um desejo comum, emagrecer com saúde. Porém na sua casa você pode fica desinibida do que na academia além de estimular seus filhos e marido a participar desta diversão. 

Importância da atividade física e a academia – Pular corda

Pular corda é uma atividade física aeróbica bem eficiente. Só é preciso de uma corda e um par de tênis adequado ao impacto e começar a praticar na sala de casa.

Talvez os resultados obtidos com este exercício não seja tão expressivo como os da academia, porém pular corda permite tonificar as pernas, panturrilhas, joelhos, dentre outros numa paisagem bonita, divertida e menos estressante.

Importância da atividade física e a academia – Flexões e agachamentos

Esta atividade física pode ser realizada com produtos encontrados na dispensa da casa, como sacos de feijão e garrafinhas com água. Faça flexões de braços com movimentos de abrir e fechar, por exemplo.

As flexões e agachamentos ajudam a fortalecer os músculos e a perder as calorias indesejadas.

Importância da atividade física e a academia – Correr

Para quem já tem um bom condicionamento físico, pode acelerar mais o passo e partir para a corrida. Vá aumentando progressivamente, intercalando períodos de marcha com a corrida, para que não ocorram lesões nas articulações.

Tome cuidado para calçar tênis  apropriado para corrida e fazer exercícios de alongamento antes e depois da prática.

Importância da atividade física e a academia – Andar de bicicleta

Andar de bicicleta é outra atividade física que faz perder 130 calorias em 30 minutos de atividade. Tire a sua bicicleta da garagem e saia pedalando por aí!

Andar de bicicleta pela praia, pelo parque, pela cidade promoverá uma experiência invejável, além disso a companhia de amigos tornará o passeio mais divertido e alegre.

Importância da atividade física e a academia – Subir e descer escadas

Outra atividade física simples e que pode ser realizada diariamente é de subir as escadas do seu apartamento, escritório, shopping, etc. Caso more em apartamento, tente subir uns 3 andares de escadas e vá aumentando aos poucos, até se sentir  menos ofegante.

– Antes de iniciar uma prática de uma atividade física, procure um médico para realizar uma avaliação física que irão indicar se está apto para tal.

– Vá com calma e não queira fazer tudo de uma vez,  aumente a frequência das atividades físicas aos poucos  até se sentir confortável.

– Nas práticas ao ar livre, não esqueça de usar o protetor solar, bonés e tênis apropriados.

– Não desanime, tenha força de vontade e perseverança; os resultados vão aparecendo aos poucos, portanto não desista.

Boa sorte e sucesso!

O vídeo abaixo ensina alguns exercícios para você fazer em casa. Confira agora mesmo!!!

Considerações Finais:

Nesse post falamos um pouco sobre uma forma bem simples de você manter seu corpo sempre em dia. Coloque em prática e veja os resultados aparecerem e durarem por muito mais tempo. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.