EBOOK REVELA 04 HIDRATAÇÕES CASEIRAS SIMPLES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUAS MADEIXAS EM POUCAS SEMANAS!

Benefícios

A importância da atividade física e a avaliação médica

Olá, no post de hoje do blog Dicas Saúde da Mulher, vamos comentar um pouco sobre a importância da avaliação física antes de iniciar qualquer prática esportiva. Muitas pessoas fazem atividades físicas sem se preocupar como anda o funcionamento do seu corpo e isso pode gerar consequências gravíssimas.

Dar o pontapé inicial em algum exercício físico é muito importante, pois ele permitirá a geração de diversos benefícios para a sua saúde. Um dos quesitos de qualidade de vida está intimamente relacionado com a prática esportiva e todos que fazem só tem alegrias para comentar. 

A primeira coisa que você deve fazer antes de se matricular numa academia é procurar um profissional habilitado e capacidade para analisar como anda o funcionamento do seu corpo. Não é raro ouvir nos teles jornais pessoas que morreram enquanto faziam exercícios físicos. Isso ocorre, pois muitas pessoas tem doenças que nem sabem e que nem o corpo apresentou sintomas.

Muitas pessoas fazem atividade física sem antes fazer uma avaliação física. Muitas vezes a avalização física é crucial para evitar danos a saúde.



A importância da atividade física e a avaliação médica – Saiba mais!

A importância da atividade física e a avaliação médica

  • A importância da atividade física e a avaliação médica 

Todos nós sabemos da importância de praticarmos alguma atividade física para nos mantermos saudáveis. Porém, a maioria das pessoas levam uma vida sedentária e por esse motivo estão sofrendo muito, pois estão com a saúde abalada, com insônia, etc. 

Trabalhamos sentados durante o dia, as comodidades da vida atual fazem com que realizemos menos movimentos (controles remotos, escadas rolantes, elevadores), e até mesmo a nossa falta de energia que nos deixa esticados no sofá vendo TV após um dia de trabalho.

E quando nos damos conta, começam a sobrar quilos em nosso corpo ou ficamos sem fôlego após subirmos um simples lance de escada. Vem aí a decisão de iniciarmos a prática de atividades físicas, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e manter a boa forma.

  • A importância da atividade física e a avaliação médica – O primeiro passo!

Só que antes de partirmos imediatamente para as atividades físicas, corridas ou para as barras da academia, é de suma importância consultarmos um médico para a nossa avaliação física.

Sem dúvida, se estamos parados há muito tempo a consulta de um especialista é fundamental, especialmente se já tivemos algum histórico de dores no peito, episódios de perda de consciência, dores nos ossos ou nas articulações, pressão alta, etc.

Durante a avaliação física, o médico irá medir a pressão arterial, auscultar o coração e solicitar alguns exames laboratoriais (hemograma, glicemia, triglicérides) e outros testes, entre eles o teste ergométrico.

A importância da atividade física e a avaliação médica – Sobre a avaliação

No teste ergométrico, por exemplo, a avaliada física é feita enquanto a pessoa caminha na esteira ou pedala na bicicleta, até o coração atingir uma frequência elevada, quando então é realizado um eletrocardiograma.

O médico também fará uma avaliação física da postura do paciente para saber se há algum desvio, avaliará também a força muscular, a flexibilidade e medirá o índice de massa corporal. Mais ainda, verificará a capacidade cardiopulmonar, que indicará a faixa de batimentos cardíacos em que o exercício será mais saudável.

Com base nisso tudo é que o paciente será orientado com relação à carga de esforço dos exercícios, a frequência em que poderá praticá-los e a prevenção quanto às lesões esportivas. Ou seja, o futuro atleta saberá qual é seu limite para treinar e poderá estabelecer seus objetivos a partir daí.

  • A importância da atividade física e a avaliação médica – Pessoas com doenças crônicas

Podemos imaginar que pessoas com problemas cardíacos, hipertensos ou diabéticos não podem se exercitar. Muito pelo contrário! Essas pessoas podem, sim, praticar atividades físicas. O que acontece é que devem sempre ser orientadas e acompanhadas pelo médico e por um treinador físico, os quais irão orientá-las quanto aos exercícios que podem realizar e como fazê-los com segurança.

As práticas mais leves, como caminhar, dançar ou pedalar praticamente não trazem riscos à saúde, desde que sejam feitas com moderação e aumentando sua intensidade gradativamente. Ou seja, deve-se começar com 20  minutos  de caminhada todos os dias e ir aumentando aos poucos, até o organismo se acostumar e aguentar períodos mais longos e mais intensos da prática.

Diante disso tudo, fica claro que é realmente importante  fazer a avaliação física com um especialista de iniciarmos qualquer atividade física. Aliás, é vital para nossa vida!

O vídeo abaixo apresenta as virtudes de se fazer uma avaliação física. 

Considerações Finais:

Muitas pessoas querem ter uma saúde incrível todos os dias, mas o que se tem visto é que as pessoas querem comer de tudo e não querem separar um momento na sua vida para cuidar do seu corpo.

A importância da atividade física e a avaliação médica estão intimamente ligado e não é raro ver pessoas que estão morrendo por achar que a sua saúde está bem, mas na verdade não estar. Por isso, antes de entrar numa academia, vá a um médico fazer uma bateria de exames. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.