Benefícios

Importância da atividade física e o sedentarismo

Olá, o artigo de hoje do Blog Dicas Saúde da Mulher, vamos discorrer sobre um assunto muito importante para você que é mulher e que muitas vezes tem deixado de praticar alguma atividade física e por esse motivo tem sido amiga íntima do sedentarismo. 

A falta de atividade física, sedentarismo, é o principal fator para o surgimento de diversas doenças. Isso não é novidade, sempre ouvimos os especialistas falarem que a falta de atividade física poderá promover o surgimento de doenças crônicas e assim limitar a sua vida aos prazeres que temos nesse mundo, como comer!

O nosso corpo é muito complexo, por isso ele precisa de várias coisas para funcionar perfeitamente. Sendo as atividades físicas um dos elementos mais importante para regular os fatores psicossomáticos, sendo estes o grande vilão para o surgimento de doenças. 

Além disso, o funcionamento do nosso organismo precisa estar em atividade constante para manter o seu bom desempenho. Mulheres que são sedentárias devem tomar mais cuidado com a saúde, já que correm mais riscos de contrair doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, entre outras. A seguir, entenda as consequências do sedentarismo para a saúde da mulher.

Se você deseja saber mais sobre atividade física, então veja esse artigo: Importância da atividade física – Dicas de como ser fiel



Importância da atividade física e o sedentarismo – Saiba mais!

Importância da atividade física e o sedentarismo

  • Importância da atividade física e o sedentarismo – Os perigos para a mulher

Abaixo vamos discorrer sobre os diversos males que o sedentarismo provoca na saúde da mulher. Esperamos que você possa mudar seus hábitos após ler esse artigo. 

Raciocínio lento: Toda mulher deve praticar alguma atividade física para melhorar o desempenho mental. Quem é sedentária produz menor quantidade de neurotransmissores,  o que  dificulta a passagem dos impulsos elétricos entre um neurônio e outro, o que pode deixar o raciocínio mais lento.

Fígado gordo: É muito importante mulher, evitar o sedentarismo, pois ele também pode causar esse problema. Conhecida também como esteatose, essa doenças em casos graves pode levar à cirrose.

A falsa magra: Lembre-se mulher: peso ideal não é sinônimo de saúde. Por esse motivo, até as mulheres magras podem possuir bastante gordura visceral escondida. Essa gordura que pode parecer inofensiva, produz substâncias inflamatórias que contribuem para o entupimento dos vasos sanguíneos.

Circulação: Entre as consequências do sedentarismo para mulheres, não tem como não citar os problemas de circulação. Quando você fica muito tempo sentada, as pernas se movem pouco, o que prejudica a circulação. Portanto, para evitar a formação de coágulos que podem tapar artérias, além de varizes e dores é preciso se exercitar.

  • Importância da atividade física e o sedentarismo – Outro males perigosos

A falta de exercícios físicos também afeta o equilíbrio, a agilidade e o reflexo de mulheres mais velhas. Muitas mulheres tem a dificuldade de arrumar o próprio quarto, pois vivem uma vida parada na televisão e comendo.

O maior bem que você tem hoje na sua vida é a sua saúde e após ter perdido ela, jamais você conseguirá obter novamente. Por isso, dedique tempo para cuidar da sua saúde para que ela possa melhorar cada vez mais e assim deixar longe as doenças.

Se você é daquelas que ama ficar todos os dias na frente da televisão ou do computador, então você precisa começar a mudar seus hábitos, pois esse comportamento está debilitando a sua saúde. Separe um momento para dar uma caminha, correr, ir a praia. Se movimente!

  • Importância da atividade física e os seus benefícios

Inúmeros são os benefícios já conhecidos da atividade física para a saúde da mulher.

Como todo ser humano, a mulher passa por diferentes fases no decorrer de toda uma vida que pedem diversas e diferentes tipos de exercícios. A atividade física ajuda não apenas no bom funcionamento do corpo, mas também auxilia no equilíbrio da mente.

A atividade física, quando feita de forma correta e sob a supervisão de um profissional da área, consegue realizar maravilhas no corpo da mulher em curto, médio e longo prazo.

Se a atividade física é realizada desde cedo, a partir da fase da adolescência é capaz de realizar a prevenção da osteoporose que ocorre após o período da menopausa, ou seja, pós-menopáusica.

Para as mulheres em período menstrual, diversos estudos apontam que a prática de exercícios físicos regulares podem trazer alívio aos corriqueiros sintomas pré-menstruais.

Uma simples caminhada feita por pelo menos 3 vezes durante a semana e com duração de 30 minutos, causa grandes mudanças a saúde da mulher.

Os benefícios para a mulher vão desde a significante melhora da parte cardiovascular, como o controle das taxas de açúcar no sangue e a diminuição do colesterol ruim.

A atividade física acarreta na produção da endorfina, dando a mulher uma maior sensação de bem-estar e ainda trabalha na regularização do seu ciclo hormonal.

A atividade física para as mulheres que estão na fase da gestação é bem vinda. Claro, com o aval de seu médico, pois em gravidez de risco não são todos os tipos de exercícios permitidos. Se a mulher já praticava exercícios, ótimo! Ela deve continuar suas atividades, obedecendo as prescrições médicas.

Durante a gravidez a atividade física pode ajudar na manutenção do equilíbrio da musculatura.

Por tanto, exercícios de flexibilidade encaixam-se perfeitamente para manter em dia a musculatura da lombar, abdominal e da área pélvica. Exercícios voltados para a saúde do coração e manter sob controle o aumento de peso são essenciais para as gestantes.

Quando a mulher já está na fase da velhice, ou seja, uma mulher idosa ou de terceira idade, os exercícios físicos realizados regularmente  devem ser mantidos e são de grande importância para a sua saúde.

Para as idosas a atividade física também proporciona maior disposição e também dá mais energia ao corpo.

Diversas doenças podem ser prevenidas a partir do ato de se exercitar na velhice. Os benefícios são diversos, são o fortalecimento da musculatura, o equilíbrio, coordenação motora, diminuição da ansiedade e também o controle do peso. Os resultados a saúde da mulher decorrentes da prática de exercícios são diversos e irrefutáveis.

Para toda a saúde do corpo a atividade física faz bem – fortalecendo a imunidade, auxiliando aquelas que querem engravidar e até mesmo no aumento da libido. Se você precisa dar um “UP” no humor, no desempenho lógico e intelectual, ou na saúde em modo geral, realizar exercícios físicos é mais do que recomendável. Apenas comece, e então usufrua das centenas de benefícios decorrentes dos exercícios.

O vídeo abaixo faz um excelente comentário sobre o sedentarismo. Confira e mude de vida!!!

Considerações Finais:

Nesse post chamamos a sua atenção para um tema muito importante e que muitas mulheres estão deixando de lado. Esperamos que você possa mudar sua vida a partir de hoje e alcançar uma saúde desejada e invejável. Só depende de você. 

Agora que você conhece algumas consequências do sedentarismo para a saúde da mulher, comece a praticar alguma atividade física regularmente. Você pode caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar, fazer ginástica, pilates, ioga, ou qualquer outro tipo de atividade. O importante mesmo é se exercitar por uma hora, pelo menos 3 vezes por semana, e melhor ainda todos os dias.

Para conquistar melhores resultados, e até mesmo a perda de peso, mantenha uma dieta saudável e equilibrada, além de hábitos saudáveis.

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