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Benefícios

Importância da atividade física e a TPM

Olá, no artigo de hoje do blog Dicas Saúde da Mulher, queremos comentar sobre um assunto muito importante e que atinge centenas de milhares de mulheres todos os dias, a TPM. Nesse post vamos tratar sobre Importância da atividade física e a TPM. 

Muitas mulheres sabem que as atividades físicas é um excelente remédio para os sintomas da TPM, entretanto não se manifestam para colocar no seu dia a dia um pequeno momento para praticar algum exercício físico e assim reduzirem os incômodos da TPM.  

As folhas dos calendários mudam, as luas mudam, as datas dão voltas cíclicas e as cobranças e vencimentos se renovam. Tudo isso acontece no período de um mês. Da mesma forma que estas mudanças acontecem o humor das mulheres tende a oscilar graças à TPM.

O melhor remédio para combater a TPM não são os anticoncepcionais, mas a atividade física. Está vai ajudar a equilibrar o funcionamento do seu corpo, além de liberar endorfina, substância que gera prazer e é isto que você precisa nos momentos mais tensos provocados pela TPM. 



Importância da atividade física e a TPM – O que você precisa saber

Importância da atividade física e a TPM

  • Importância da atividade física e a TPM – Anticoncepcional

Muitas mulheres acreditam que a TPM pode ser combatida com os anticoncepcionais, mas isso não é verdade. Muitas já perceberam que estes remédios não combatem aos sintomas, mas algumas ainda teimam em se bombardear de remédios para amenizar os inconvenientes. 

Esse ciclo acontece mesmo para quem toma anticoncepcional, os sintomas podem ser amenizados, mas os hormônios responsáveis por tornarem a sensibilidade e a irritação mais latentes continuam sendo produzidos.

  • Importância da atividade física e a TPM – Como combater as dores físicas

Embora não sejam tão “valorizados” quanto as alterações no humor, as dores físicas e incômodos que acontecem antes da menstruação também podem ser diminuídos. Dores nas mamas, pernas e na cabeça são alguns dos sintomas possíveis.

Algumas boas práticas podem ser recomendadas para que a semana da tensão pré-menstrual seja menos sofrida e menos avassaladora para as pessoas ao seu redor.

Comer bem, dormir bem, tomar alguns remédios (quando necessário e recomendados por um médico), fazer alguma atividade física e até fazer sexo podem amenizar os sintomas.

  • Importância da atividade física e a TPM – Sobre os exercícios físicos

Bom, entre essas dicas não há contra-indicações mas uma outra opção deve ser colocada em pauta, a atividade física. Os exercícios físicos fazem bem à mulher e devem ser praticados em qualquer época do mês. A regularidade também faz grande diferença.

Existe atividade física especifica para o período pré-menstrual que variam de forma. Seja por exemplo através da Ioga, do Pilates, das danças focadas (como a zumba) ou até a aeróbica básica.

A atividade física para o organismo é muito importante, pois movimentar-se libera endorfina e produz uma gama de substancias que tornam o corpo menos suscetível à dor e também melhoram o processo de descamo da parede do útero.

Um estudo canadense, sobre atividade física, observou grupos de mulheres por seis meses afim de entender melhor quais práticas podem ajudar a mulher em suas necessidades ligadas ao sistema reprodutor.

No estudo, foi feito alguns grupos de atividade física, entre os grupos selecionados, um foi designado para correr até 20 Km por semana. Ao fim do tempo de observação, as mulheres relataram mudanças sensíveis no enfrentamento da TPM endossando que as dores diminuíram e o humor ficou mais estável.

Muitos fatores contribuíram à essa melhora. A oxigenação na corrente sanguínea, devido a atividade física, é um dos principais motivos das dores melhorarem assim como a otimização na pressão arterial e circulação.

Para quem pretende começar alguma atividade física para diminuir os males da TPM vale a lembrança de que é preciso consultar um médico antes de começar qualquer prática atividade física.

O vídeo abaixo faz um bom comentário a respeito das atividades físicas e a TPM

Considerações Finais:

Muitas mulheres sofrem todos os meses com os sintomas da TPM e estes não são fáceis de controlar. Não é raro ver uma mulher que está na TPM perderem a paciência com facilidade, ou andar impaciente em tudo o que faz, dentre outros sintomas.

Existe a possibilidade de você amenizar essa sintomas que duram, em média, quatro dias. As atividades físicas vai lhe ajudar a conseguir manter seu dia lindo e agradável, mesmo passando pela TPM.

Escolha a atividade físicas que lhe agrada e faça todos os dias e veja os sintomas da TPM sendo reduzido cada vez mais. 

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