Pilates

Método Pilates – Saiba mais sobre Pilates

Olá, o artigo de hoje do blog Dicas saúde da mulher, vai tratar sobre um método que muitas pessoas conhecem e seguem e por esse motivo estão obtendo diversos benefícios para a sua saúde mental e física. Só depende de você! Continue lendo e saiba mais sobre essa atividade física. 

Método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates e tem por base o condicionamento físico e mental, conseguido através da realização de exercícios que podem parecer suaves à primeira vista.

Na verdade, o Pilates consiste em exercícios de baixo impacto e com poucas repetições; e é bem verdade que seus resultados são muito eficazes. O Pilates é um exercício para todas as pessoas e idades.

Muitas pessoas com dificuldades motoras afirmam que o pilates não são para elas, mas na verdade, o seu idealizador sofria com de diversas limitações físicas. Então, se você tem essa dificuldade, o pilates pode lhe ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

Apesar das limitações que você possa te fisicamente, o pilates pode lhe ajudar e cabe a você se dedicar, dia após dia!

Se você deseja saber mais sobre o método pilates, então leia esse artigo: Pilates – Por que você deve fazer essa atividade física?



Método Pilates – Saiba mais sobre Pilates

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  • Método pilates – Benefícios do pilates

Os movimentos realizados na aula de pilates conseguem alongar e fortalecer o corpo, sem causar desgastes nas articulações ou músculos. Além disso, a prática do método pilates constante consegue melhorar a respiração, trazer um melhor equilíbrio corporal, promover o relaxamento e, consequentemente, diminuir o estresse e a fadiga.

As pessoas que sofrem de dores crônicas, problemas musculares ou ósseos, por exemplo, são grandemente beneficiadas com os exercícios do método Pilates. Não apenas para quem apresenta algum problema físico, mas até mesmo aqueles que sofrem de ansiedade ou estresse constante conseguem obter melhoras significativas, já que conseguem  manter o controle da respiração.

  • Método Pilates – Quem pode fazer pilates?

Qualquer pessoa pode fazer o método Pilates, desde o atleta e até mesmo quem está há muito tempo inativo, sedentário mesmo. As pessoas que não gostam muito de frequentar academias ou fazer caminhadas conseguem se adaptar às variedades dos movimentos rapidamente.

Não há também limites de idades para se exercitar: desde o mais jovem até os mais idosos, todos são bem-vindos. Aliás, no caso dos idosos, tem se observado que a prática dos exercícios propostos pelo método Pilates consegue proporcionar-lhes mais firmeza e equilíbrio nos movimentos, o que sem dúvida é uma grande ajuda para manterem sua autonomia e melhorar sua auto-estima.

Cabe salientar que antes de iniciar essa atividade física, você deverá fazer uma avaliação física para verificar como anda a sua saúde. Muitas pessoas, infelizmente, não fazem essa avaliação e sofrem grandes danos durante os exercícios físicos. Não é difícil encontrar pessoas que morreram fazendo atividades físicas, pois tinha problemas que não sabiam. 

  • Método Pilates – Qual a contra indicação do Pilates?

Não há contra-indicações, ou seja, qualquer pessoa pode praticar os exercícios do método Pilates desenvolvido por Joseph Pilates, até mesmo as gestantes. Convém primeiro, nesse caso, que a grávida tenha o consentimento de seu obstetra para começar.

  • Método Pilates – Dicas importantes para quem deseja fazer pilates

Um ponto a ser levado em consideração é que o Pilates deve ser feito sempre com a supervisão e acompanhamento de profissionais devidamente habilitados para tal. Normalmente os especialistas são fisioterapeutas ou formados em educação física.

Isso é importante, porque somente esses profissionais poderão prestar um atendimento individualizado, adaptando os movimentos de acordo com os limites e as necessidades específicas de cada praticante do método pilates, tudo com muita segurança e eficiência.

Recomenda-se que o Pilates seja praticado de duas a três vezes por semana, para que os benefícios logo sejam sentidos. Mas, mesmo que só possa praticar uma vez por semana, já é bom. O importante aqui é que a pessoa se movimente com regularidade e saia do sedentarismo.

Os resultados logo serão sentidos, com certeza!

O vídeo abaixo faz uma excelente explanação sobre o método pilates. Confira e fique por dentro dessa atividade física.

Considerações Finais:

O pilates é uma excelente atividade física e todas as pessoas que praticam estão desfrutando de uma grande melhoramento físico e mental. Faça parte desse grupo e veja a sua saúde melhorar cada vez mais. 

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários

  1. Julio Farias disse:

    Muito bom esse conteúdo, valeu mesmo por compartilhar

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