Pilates

Pilates para você – Veja seus benefícios para sua saúde

Olá, o artigo de hoje do blog Dicas Saúde da Mulher deseja discorrer sobre um assunto muito importante e que muitas mulheres não conhecem bem. O pilates é uma excelente forma de deixar seu corpo bonito, saudável, sem gastar muito e sem grande sofrimentos.

O pilates vem sendo largamente utilizado por pessoas da terceira idade, mas é possível notar que os jovens e adultos estão fazendo essa atividade física e os benefícios, segundo os praticantes, são excelentes, tanto para a saúde mental como física. 

Entre os inúmeros benefícios do Pilates, podemos mencionar sem dúvidas o aumento da flexibilidade e da força muscular. Esse vem sendo o desejo de pessoas mais idosas, pois as fragilidades nas pernas dessas pessoas tem sido o protagonista de quedas e até mortes. 

Com a prática regular dos exercícios de pilates, o praticante consegue ser bem mais flexível, com o corpo mais ágil e mais elegante. A postura também é beneficiada, pois durante os exercícios a posição correta do corpo é sempre enfatizada.

Ainda, muitos exercícios feitos no Pilates conseguem aumentar a flexibilidade em geral, mas em particular na parte posterior do corpo, ou seja, nas costas. Essa é a parte que mais sofre, devido às várias tensões acumuladas no dia-a-dia, seja pela correria e pelo estresse diário, seja pela má postura.

Não é para menos. A maioria das pessoas atualmente apresenta algum tipo de dores nas costas, ocasionada pela má postura, pelo estresse do dia a dia, pelo sedentarismo ou até mesmo pelo excesso de peso.  Segundo os especialistas, algumas das principais causas da má postura é sem dúvida o sedentarismo e os maus hábitos que incorporamos em nosso cotidiano.

Seja qual for o motivo, a prática do Pilates tem sido uma das mais procuradas, já que seus praticantes conseguem obter benefícios quase imediatos com os exercícios.

De fato, os exercícios do Pilates têm por objetivo, entre outras coisas, a melhora da postura, do equilíbrio corporal, além do fortalecimento dos músculos e das articulações. A correção postural proposta pelo método envolve menos estresse nas articulações e menos desconforto para os músculos do praticante.

Infelizmente, muitas pessoas não estão praticando essa atividade física e os motivos são diversos, como por exemplo, falta de tempo, falta de dinheiro, dentre outros. Essa atividade física vai lhe ajudar a melhorar a sua vida em todos os sentidos.

Se você deseja saber mais sobre o pilates, então leia esse artigo: Pilates – Por que você deve fazer essa atividade física?



Pilates para você e seus benefícios para sua vida

Pilates para você - Veja seus benefícios para sua saúde

  • Pilates para você – A melhor forma de eliminar as dores nas costas

Infelizmente, muitas pessoas convivem com diversas dores em seu corpo. Algumas até já se acostumaram e fazem até brincadeiras com as amigas e parentes. Entretanto, essa situação na sua vida pode mudar e só depende de você, apenas!

De fato, o Pilates presta grande ajuda para eliminar as dores nas costas, auxiliando até mesmo quem sofre de problemas mais graves, como desvios na coluna ou hérnias de disco.

É bem verdade, que a presença de um profissional habilitado e capacitado é crucial para que os exercícios possam ser feitos corretamente e os resultados venham. Também, seu médico deve ser consultado periodicamente para analisar o progresso. 

  • Pilates para você – E o melhoramento da coordenação muscular

Muitas pessoas que estão na terceira idade tem grandes dificuldades de caminhar, subir escadas, dentre outros. A falta de coordenação muscular vem sendo o grande vilão na vida das pessoas mais experientes e tem sido um dos fatores de mortes. 

O Pilates ajuda na melhoria da coordenação muscular, ensinando o praticante como controlar o próprio corpo. Isso é crucial para as pessoas mais idosas e muitas delas afirmam que depois do pilates, a sua vida melhorou da água para o vinho. 

Os exercícios exercitam o corpo todo, e não grupos musculares isolados. Isso faz com que aconteça o equilíbrio muscular, além de fazer com o que o praticante fique mais consciente de seu próprio corpo e respiração.

  • Pilates para você – Benefícios além da coordenação muscular

Pilates para você coordenação musuclar

Apesar do foco ser o melhoramento do tônus muscular, o pilates vai melhorar muitos aspectos na sua vida e que infelizmente muitas pessoas não tem conhecimento. Após a pratica do pilates, você perceberá uma grande melhora no andar, na respiração, dentre outros. 

Toda essa mudança na força muscular e na flexibilidade fazem com que a pessoa altere a sua forma de sentar, andar e até mesmo respirar. Saber disso é muito importante, pois vai lhe motivar  fazer essa atividade física, pelo menos, 3 vezes por semana. 

  • Pilates para você – Benefícios da correção da postura

É interessante ainda que a mudança na postura e os alongamentos propostos pelo Pilates passem a impressão de que a pessoa esteja mais alta.

Na verdade, o Pilates não faz com que ninguém cresça, mas o que acontece é que através da correção postural e do alinhamento da coluna, pode fazer com que a pessoa pareça mais alta mesmo.

O Pilates visa corrigir e ajudar na manutenção da boa postura, uma vez que trabalha o corpo de forma global. Os movimentos envolvem o fortalecimento das articulações e o alongamento, melhorando a coordenação e a flexibilidade do corpo.

São usadas também técnicas de respiração em conjunto com os exercícios, o que confere o alívio das tensões, o relaxamento muscular e o realinhamento da coluna.

Com a continuação da prática dos exercícios de pilates, o aluno passa cada vez mais a ter consciência de seu próprio corpo, adquirindo bem estar físico e mental em pouco tempo.

  • Pilates para você – Sobre o pilates

Segundo a Aliança Brasileira de Pilates, “ o método tem como princípios a respiração completa, o acionamento do centro de força (músculos abdominais), a precisão, o controle, a fluidez e a concentração.”

Vale deixar claro que muitas pessoas precisam desses benefícios na sua vida e o pilates pode ser a arma que você precisa para vencer todas as limitações que sua vida física tem lhe imposto. Por isso, deixe o sedentarismo de lado e procure uma academia de pilates. 

  • Pilates para você – Frequência por semana

O ideal é que se pratique o Pilates entre 2 a 3 vezes por semana, com a supervisão de um instrutor habilitado. As pessoas, devido ao preço, fazem apenas uma vez por semana e nessa frequência, os benefícios não serão perceptíveis.

O ideal é que seja 03 (três) vezes por semana para que seu corpo possa se habituar com essa prática esportiva. E também para que os benefícios possam ocorrer mais rapidamente na sua vida pessoal, profissional, etc!

  • Pilates para você – Quem pode fazer

O pilates é um exercício democrático e todas as pessoas podem fazer, o grande problema é o preconceito que algumas pessoas tem em dividir um espaço com pessoas mais maduras. 

O Pilates ainda é recomendado para pessoas de qualquer idade, desde adolescentes que estão em fase de crescimento, até mesmo idosos e gestantes, fases da vida bem distintas e bem propícias a desvios e dores na coluna, sem dúvida. Todos podem participar.

As pessoas que praticam o método Pilates conseguem melhorar em muito a sua qualidade de vida, já que passam a ficar livre das dores e desconfortos nas costas. Além disso, passam a ter mais equilíbrio, o que no caso dos idosos pode ser traduzido por maior mobilidade e independência, aliadas ao aumento da auto estima.

Convém que as gestantes consultem seu médico,  apenas para se certificarem de que tudo esteja bem com ela e o bebê. Com o sinal verde do médico, pode de imediato procurar uma academia e realizar os exercícios com o acompanhamento de um profissional habilitado.

  • Pilates para você – Investimento que precisa ser feito

O indicado é que você procure uma academia de pilates, pois nesse lugar você terá profissionais habilitados e capacitados para lhe ajudar na prática do exercício e impedir que você tenha lesões indesejáveis.

O preço varia muito de cidade para cidade e cabe a você escolher aquela que se adequá melhor as suas necessidade. Vale deixar claro que o preço não deve ser o impedimento, pois você terá que fazer essa escolha na sua vida, ou seja: Investir no pilates ou em remédios, qual a sua escolha?

  • Pilates para você – Consulte seu médico

Pilates para você avaliação médica

Antes de iniciar qualquer atividade física, até mesmo a mais simples como a caminhada, o seu médico deverá ficar ciente disso. Após fazer diversos exames, ele poderá indicar qual a atividade física você deverá fazer para não gerar prejuízos a sua saúde. 

Se tiver algum problema de saúde mais sério, ou se passou por cirurgias radicais, especialmente na coluna, consulte seu médico previamente. Infelizmente, muitas pessoas não vão ao seu médico, pois alegam não sentir nada e se justificam aptas a fazer qualquer atividade física.

Não é raro de ver pessoas morrendo em academias devido a problemas ocultos que elas tinham e por não terem ido ao médico fazer uma avaliação física, perderam a sua vida. Existem doenças que são silenciosas, como a hipertensão!

Comece desde já a beneficiar-se dessa prática tão abrangente de benefícios para sua saúde, como é o Pilates.

O vídeo abaixo ensina como o pilates para você poderá ajudar a melhorar a sua vida. Não deixe de conferir!

Considerações Finais: 

Nesse post, falamos um pouco sobre o pilates para você, sendo essa atividade física uma excelente escolha para as pessoas de todas as idades. Vale deixar claro que o pilates não promoverá milagres na sua vida, mas vai dar uma melhor qualidade de vida para você.

Por isso, se estar em dúvida de qual atividade física fazer, o pilates é uma excelente escolha!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Saiba Como Cuidar dos Cabelos Cacheados E Ter Um Cabelo Divino Sem Sair do Conforto de Casa E Sem Gastar Muito!

Coloque Seu Nome e Email Para Receber Gratuitamente Seu Ebook por Email!

Seus dados Estão 100% Seguros!