Pilates

Método pilates – Você conhece esse exercício físico?

Olá, o post de hoje do blog Dicas Saúde da Mulher, deseja comentar um pouco sobre uma atividade física que veio para ficar. A prova disso é que muitas muitas pessoas estão praticando o pilates independente da idade. Vale a pena você fazer uma aula experimental e desfrutar de momento maravilhosos. 

A pratica do Pilates tem crescido muito, porém você já ouviu falar no método Pilates? Sabe para que serve? Muitas pessoas apenas ouviram falar do pilates, mas não conhecem essa atividade física que veio para ajudar muitas pessoas a se manterem em forma de forma simples e bem divertida. 

Muito comentado nos últimos tempos, a prática do Pilates vem sempre associada à saúde integral aliada aos exercícios físicos. Todos nós sabemos que duas coisas são elementares para manter nosso corpo saudável: Alimentação e exercício físicos. E o pilates vem, como um atividade completa, para auxiliar a todas as pessoas que querem ter uma saúde de ferro.

Deseja saber mais sobre o método pilates, então leia esse artigo: Pilates – Por que você deve fazer essa atividade física?



Prática do pilates – Você conhece esse exercício físico?

prática do pilates

  • Prática do Pilates – Conheça seus objetivos

Basicamente a prática do Pilates tem por objetivo a reeducação dos movimentos e o realinhamento postural, conseguidos através de uma série de exercícios físicos, como os de alongamento.

Os benefícios conseguidos com a prática do Pilates são variados: aumento da flexibilidade corporal, da força muscular, além de melhorar a respiração, a postura e evitar várias lesões.

O pilates é uma excelente atividade física para as pessoas que estão numa idade mais avançada, pois melhora a flexibilidade e a força muscular, gerando mais equilíbrio e reduzindo os riscos de queda. Se você já estar na terceira idade, o pilates deve ser sua amiga inseparável. 

  • Prática do Pilates – Seu criador

O método Pilates foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, o qual buscou alinhar mente e corpo, através de exercícios que proporcionam ao praticante uma maior concentração e alinhamento postural, como já mencionado.

Além disso, o pilates tem a capacidade de influenciar a sua vida de forma geral, pois os exercícios exigem determinação, foco, força de vontade e etc. Todas essas características você levará para a sua vida profissional, familiar e terá mais chance de sucesso. 

  • Prática do Pilates – Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode praticar os exercícios, desde os mais jovens (a partir de 12 anos já pode praticar) até os mais idosos, sem limite de idade. Entretanto, ir ao médico antes de iniciar essa atividade física é muito importante, principalmente, para as pessoas com mais experiência de vida. 

A prática do Pilates é composta por exercícios suaves, eficazes, e no caso dos idosos há uma melhora considerável na resistência física, na consciência postural, além de trazer-lhes mais autonomia nos movimentos e aumentar a auto-estima. Não só isso, mas  os mais velhos notam grande melhora com relação às dores que sentem nas articulações, o que é ótimo.

Até mesmo as grávidas podem praticar o Pilates, conseguindo grande benefício para si e para o bebê. Muitas mulheres grávidas deixam de fazer atividade física achando ser melhor para o bebê, mas na verdade é o contrário. Procure seu médico e converse com ele sobre a possibilidade de fazer pilates. 

Quem faz os exercícios com regularidade afirma que observou inclusive uma melhora no humor e conseguiu obter alívio para o estresse do “dia a dia”.

  • Prática do Pilates – Os benefícios da prática do Pilates  são:

– Melhora na postura, o que é ótimo para quem passa muitas horas sentado.

– Ótimo para a circulação sanguínea, principalmente a das pernas.

– Aumenta a flexibilidade, a coordenação e a força muscular.

– Relaxa a mente e alivia o estresse.

– Ajuda na perda de peso (oba!).

– Ajuda no combate à osteoporose.

  • Prática do pilates – Dicas finais:

Quem quiser começar a praticar, pode procurar uma academia habilitada e fazer uma aula experimental para ver se gosta dos exercícios. Depois é só continuar!

O ideal é que realize os exercícios 3 vezes por semana, mas se conseguir fazer apenas 1 vez já começa a sentir os benefícios em seu corpo e mente.

Quem está sedentário há muito tempo faz bem em procurar um clínico geral e fazer uma avaliação física, para ver se há algum impedimento ou restrição em sua condição física. É importante também sempre realizar as séries supervisionada por um profissional habilitado, para evitar algum possível dano.

É só começar!

O vídeo abaixo mostra alguns exercícios sobre a prática do pilates. Confira e faça em casa!!!

Considerações Finais:

Esse post faz um excelente comentário a respeito do método do pilates. Esperamos poder motivar a você a fazer essa atividade física quem vem ajudando muitas pessoas a conseguirem entrar em forma de forma bem simples e divertida.

Cabe a você decidir sair do sedentarismos e se matricular numa academia de pilates. Após fazer algumas aulas, tenho certeza que você ficará apaixonada e o pilates vai ser sua amiga íntima.

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