EBOOK REVELA 04 HIDRATAÇÕES CASEIRAS SIMPLES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUAS MADEIXAS EM POUCAS SEMANAS!

Saudável

Sal – Saiba por que ele não é saudável para a saúde?

O sal, quando consumido em excesso, traz inúmeras complicações ao organismo, podendo levar a doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, acidente vascular cerebral e derrame, entre outras.

Alimentação rica em sal, traz inúmeras complicações ao organismo, podendo levar a doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, acidente vascular cerebral e derrame, entre outras.

O sódio, presente no “sal de cozinha”, é encontrado também em alimentos enlatados, embutidos, conservas, congelados, e em vários outros tipos e categorias de alimentos.

É importante salientar que a alimentação das pessoas tem se baseado, em maior escala, por produtos industrializado e isto ocorre devido as facilidades no preparo, dentre outros.

Antes de comentar sobre o sal, a esquerda do título deste artigo há um BUSCADOR e nele você pode está procurando em nosso blog todos os assuntos relacionados a Saúde e Beleza feminina. 

Principais doenças causadas por uma alimentação rica em sal.

sal-seu-lado-vilão

  • Hipertensão arterial.

Praticamente uma quarta parte dos brasileiros sofre de hipertensão. O sódio potencializa a capacidade do sangue em “puxar” líquido dos tecidos, e numa tentativa de equilibrar e normalizar a falta de água nas células aumenta a “pressão arterial” na tentativa de buscar água para os tecidos.

Muitas vezes, uma alimentação com quantidades aceitáveis de sal poderá combater os malefícios, mas se não devidamente tratada, e a tempo, outros órgãos podem ter lesões irreversíveis em decorrência da doença, que é desencadeadora de tantas outras.

  • Derrame cerebral.

Sendo a hipertensão arterial o principal fator de risco para um derrame cerebral ou AVC (acidente vascular cerebral), é correto dizer que uma alimentação rica em sal também está ligado a esta, contribuindo para o problema.

Ele acontece quando há entupimento ou rompimento dos vasos que transportam sangue ao cérebro, causando paralisia na área cerebral que ficou sem a circulação adequada de sangue. Os dois tipos de AVC são o Isquêmico e o hemorrágico, por afetarem o cérebro, podem deixar sequelas importantes.

  • Infarto

Mais uma doença cardiovascular, que dentre outros fatores, também está relacionada a alimentação rica em sal, passando mais uma vez pela hipertensão.

O infarto é causado quando as paredes arteriais sofrem um tipo de “erosão”, formando sulcos e possibilitando depósitos de gordura.

  • Cálculos renais

Comumente conhecida como “pedras nos rins”, dentre as doenças renais que tem o sal como um dos responsáveis, esta é bastante comum.

A pouca ingestão de água e uma alimentação rica em sal e carne vermelha, intensificam ou provocam o surgimento das “pedras” nos rins.

Com pouca ingestão de líquidos ocorre maior concentração de substâncias que formam o cálculo. Quando na ingestão de sal, os rins trocam o sódio presente nele, por cálcio que vem a causar cerca de 50% das pedras.

  • Osteoporose

Pesquisas recentes, na área da medicina preventiva, demonstraram que o sal também afeta o sistema imunológico, tanto quanto a formação e a dissolução óssea.

Pessoas hipertensas perdem mais cálcio na urina, com essa deficiência o sal pode estimular muito a perda óssea, pois aumenta a excreção de cálcio pela urina e pelo suor.

  • Envelhecimento precoce.

Quando a célula fica desidratada pelo excesso de sódio, seu metabolismo fica mais lento, podendo, eventualmente vir a morrer, o que simplesmente, pela morte de células, causa o envelhecimento precoce.

  • Quantidade recomendada de sal por dia.

A quantidade de sal numa alimentação diária recomendada pela OMS de menos 5g, equivalente a uma colher de chá. Mas pesquisa recente da Universidade de São Paulo (USP) indicou que o brasileiro consome cerca de 13g por dia de sal na alimentação, ou seja, mais que o dobro recomendado.

Outra pesquisa, nos Estados Unidos, indica que diminuindo meia colher de chá de sal por dia, 92 mil mortes poderiam ser evitadas por ano naquele país.

É preciso ter cuidado, não somente com a ingestão exagerada do sal de cozinha, mas atentar também para temperos prontos e molhos, assim como o sal grosso utilizado no churrasco.

Ações simples podem evitar e minimizar as doenças causadas pelo excesso de sal na alimentação e tornar a vida mais equilibrada e saudável.

Considerações Finais:  

Muitas pessoas gostam de sal, esperamos com esse artigo poder chamar a sua atenção quanto aos diversos males que ele provoca para a saúde. 

Gostou do artigo? Então comente e compartilha!

Deseja saber mais dicas sobre Saúde e Beleza feminina? Então vá lá em nosso buscador e aprenda mais. 

OBS.: CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.