Scroll Top

Cereais Integrais

22 benefícios da semente de chia para sua saúde, Garantido!

Se há um alimento que podemos chamar de santo, ele tem que ser a semente de chia.

Esta semente com sabor de noz é embalada com toneladas de vitaminas e minerais que lhe ajudam a perder peso, vencer as tentações, combater os radicais livres e o melhor de tudo, se sentir incrível!

A America do sul é o lar de várias das comidas que são consideradas “super alimentos”. 

Entre vários dos cereais integrais que tornam a culinária desta região tão rica está a semente de chia. Vinda do México e da Colômbia, ela tornou-se simbolo de boa saúde.

Esse grão está sendo elogiada ao redor do mundo por suas substâncias e agora, a novidade está fazendo a cabeça das famosas no Brasil, pois a semente de chia promove uma boa forma física, influencia na estética e pode até amenizar os sintomas de algumas doenças crônicas.

Elas, as pequenas sementes, são realmente o santo dos superalimentos, os benefícios para a saúde são infinitos.

Para você entender a importância da chia para sua saúde, diversos especialistas em nutrição humana estão motivando as pessoas a usarem esse cereal integral, saiba porque:

  • A chia apresenta em sua composição os ácidos graxos do tipo poli-insaturados essenciais.
  • Essa semente é riquíssima em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
  • Ajuda a regulação das taxas de colesterol.
  • Excelente forma de fortalecer seu sistema imunológico e etc. 

Além dos benefícios acima citados, podemos falar do seu efeito mucilaginoso, ou seja, sua capacidade de promover absorção e retenção de água.

Isso acontece devido a elevada concentração de fibras, sendo importante para quem deseja emagrecer.

Está ansiosa pelo que vem por aí? Então, compartilhe com suas amigas para que elas possam conhecer sobre a semente da chia. 

PARA MOTIVAR O USO DA CHIA NO SEU CARDÁPIO CONHEÇA 22 BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE 

semente de chia

Apesar de ter comentado sobre alguns benefícios da chia para sua saúde, esse super alimento tem mais “carta na manga” e que vai chamar sua atenção para consumi-lo diariamente. 

1° Benefício – Ajuda a saciar seus desejos

Ter na sua alimentação semente de Chia é receber uma rica porção de fibras, tornando-as uma ótima opção para se manter saciada e reduzir as ânsias desagradáveis de fome. 

Elas trabalham para criar uma sensação de plenitude e mantê-la satisfeita por mais tempo, além de ajudar a manter um apetite saudável.

Os pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univalli) comprovaram que a semente de chia promove a saciedade, por isso este alimento é fundamental para quem deseja emagrecer.

Ingerir semente de chia com água 30 minutos antes das refeições dará a sensação de saciedade reduzindo a porção da refeição e assim promovendo uma perda de peso saudável. 

2° Benefício – São totalmente leves 

A grande virtude da semente de chia é ter um sabor muito leve.

Enquanto alguns afirmam que a chia não têm gosto, outros acham que elas têm um leve sabor de noz. Seja o que for, elas são saborosas!

Adicione duas colheres de sopa de chia para qualquer lanche ou refeição e aumente o valor nutricional do que você come (sem alterar o sabor).

3° Benefício – Apoiam a hidratação 

A chia quando expostas a líquido formam um gel semelhante as das células vivas. Devido a isso, as sementes absorvem e retêm de 10 a 12 vezes o seu peso em água prolongando a hidratação.

Por isso, a semente da chia é bem vinda para pessoas ativas e que perdem líquidos através do suor. A perda excessiva de líquidos pode provocar desidratação o que ocasiona muitos problemas para a saúde. 

4° Benefício – Pode substituir o peixe 

Não é preciso ser muito convincente para lhe dizer que o ômega 3 é benéfico para a nossa saúde.

O ômega 3 não fazem apenas o brilho da pele e dos cabelos, eles também são extremamente favoráveis no nosso sistema nervoso central, as funções celulares e todos os nossos órgãos vitais também.

A semente da chia têm mais ômega 3 do que qualquer outro alimento, tornando-as uma excelente alternativa. Perfeito para veganos e vegetarianos.

5° Benefício – Protegem contra os efeitos nocivos do meio ambiente 

A chia protegem o nosso corpo dos riscos ambientais como a poluição, o álcool, o fumo e os raios UVA / UVB.

Agressores como estes podem causar mutações no DNA, danos as proteínas, danos a pele e muitos outros efeitos prejudiciais.

Para a proteção ideal, consuma a chia diariamente. As sementes são ricas em nutrientes que ajudam a destruir os radicais livres e na redução dos efeitos do estresse.

6° Benefício – Melhor amigo do seu coração 

Conforme comentado anteriormente, a chia é rica em ômega 3. Este óleo faz bem as funções cardíacas e é capaz de diminuir o acumulo de colesterol ruim.

Contudo, a chia não ajuda apenas a eliminar LDL, ela aumenta a produção do HDL. Este outro tipo de colesterol é benéfico para o coração.

Outro ponto muito interessante e que muitas pessoas não tem conhecimento é que o ômega 3 tem uma forte ação anti-flamatória e isto é muito importante para a manutenção da saúde cardíaca e cerebral. 

Por isso, o consumo frequente deste alimento tem a capacidade de diminuir o risco de infarto, hipertensão e derrame.

Além do ômega 3, a semente de chia tem ácido graxos, fundamental para regular pressão do sangue. 

7° Benefício – Excelente parceiro na dieta 

A chia contém três pontos principais que auxiliam na dieta.

Em primeiro lugar, este grão é rico em fibras. A função digestiva é beneficiada pela fibra e este é um ponto fundamental para evitar o acumulo de gorduras na região abdominal. 

Em um segundo ponto, a sensação de saciedade. Sendo ingerida em conjunto com outros alimentos a chia é capaz de controlar a “vontade” de comer que vem antes do tempo necessário para o processamento do alimento.

E para finalizar, a semente de chia é uma esponja. Ela literalmente possui a função de absorver os acúmulos do corpo e a gordura vai embora junto com ela. E isto é muito importante para a nossa saúde.

8° Benefício – O parceiro de quem tem diabetes tipo 2

A versão mais comum da diabetes tem como principal inimigo a falta de insulina no sangue.

A chia, quando consumida junto com outro alimento, tem o poder de retardar o envio de insulina tornando o processo mais lento, porém continuo. Desta maneira o organismo consegue manter uma absorvição ritmada e constante. 

Isso é muito importante, pois a baixa presença da insulina no sangue é crucial para evitar a condição de resistência a insulina. 

9° Benefício – Excelente produto para sua estética

Rica em vitamina A, a semente de chia é um hidratante natural. Cabelos, pele e unhas são visivelmente beneficiados pelo consumo deste grão.

10° Benefício – Ajuda na prevenção das doenças

Fonte de selênio, zinco e fósforo, a chia age diretamente em favor do sistema imunológico. Suas substancias ajudam no combate dos radicais livres e evitam doenças que variam do mais simple resfriado até inflamações de maior porte.

11° Benefício – Ajuda na redução da celulite

Todos nos sabemos que a celulite ocorre devido aos processos de inflamação no organismo. A chia é riquíssima em ômega 3 e ácido graxos e estes compostos são cruciais para auxiliar na redução dessas inflamações e assim reduzir a incidência de celulite. 

12° Benefício – Excelente fonte de ferro

Para pessoas que sofrem com carência de ferro no organismo, a chia é uma excelente solução.

Estudos mostram que a quantidade de ferro neste alimento é alta e atrelado ao fato do organismo ter facilidade de absorver esse mineral, a semente de chia se torna uma ótima opção para as pessoas que estão com anemia, causada pela falta de ferro. 

13° Benefício – Excelente fonte de energia

A chia foi cultivada pelo povo asteca e estudos mostram que eles conseguiam passar o dia todo sem comer e mesmo assim não ficavam fracos, com sonolência e nem debilitadosOs guerreiros astecas ingeriam uma colher de chia e estava alimentado por todo o dia.

Se você necessita de mais energia para enfrentar o dia ou fazer atividade física após um dia de trabalho, uma colher de sopa de chia é uma excelente opção. 

14° Benefício – Ação de desintoxicação

A presença de fibras na composição da semente de chia, além dos antioxidantes faz com que seu organismo receba uma ajuda para a desintoxicação.

Quando você ingere fibras, o organismos tem a capacidade de retirar os resíduos e toxinas do corpo com mais eficiência.

Além disso, a semente de chia tem em sua composição o ácido cafeico e o clorogênico, sendo os dois antioxidantes e ajudam na neutralização dos radicais livres, combate o envelhecimento precoce e o câncer. 

15° Benefício – Ajuda no combate da prisão de ventre

A semente de chia tem em sua composição fibras do tipo solúveis e insolúveis. Devido a isso, a chia ajuda no melhoramento do trânsito intestinal e como consequência, evitando a prisão de ventre. 

16° Benefício – Ajuda no combate da osteoporose

Se você tem intolerância à  lactose precisa ter uma fonte de cálcio de qualidade e segura. Em 100 g da semente de chia (sete colheres de sopa) possui 6 vezes mais cálcio do que meio copo de leite.

Além disso, o cálcio presente na composição da chia auxilia na formação da massa óssea e assim evitando a tão temida osteoporose. 

17° Benefício – Excelente fonte de proteínas para o músculo

Se você faz atividade, não precisa ficar gastando seu dinheiro com suplementos alimentares caros. A semente de chia é uma excelente fonte de proteínas que vão promover a reconstrução muscular. 

18° Benefício – Amigo íntimo do seu cérebro

A chia apresenta em sua composição o mineral magnésio, sendo este importantíssimo para o bom funcionamento nosso cérebro e para as ligações cognitivas.

Além do magnésio, a chia apresenta a niacina, tiamina e a riboflavina que são fundamentais para o perfeito funcionamento do sistema nervoso. 

19° Benefício – Amigo íntimo dos seus olhos

Uma porção diária da semente de chia apresenta cerca de 20% da necessidade de vitamina A que seu organismo precisa, sendo importante para proteção dos seus olhos. 

20° Benefício – Evite as câimbras 

Se você faz atividade física regularmente, a semente de chia vai ter uma participação especial nos seus músculos. Isso acontece, pois essa semente é rica no mineral potássio. 

21° Benefício – Auxilia no crescimento 

Ao ingerir a chia diariamente você receberá uma boa porção de manganês e este nutriente participa ativamente em várias reações das enzimas, e auxilia o crescimento dos ossos e tecidos conjuntivos. 

22° Benefício – Tudo de bom para as mulheres

A semente de chia tem a capacidade de melhorar diversas partes do nosso organismo, como por exemplo, o olfato, visão, paladar, imunidade e etc.

Além disso, estimula a liberação do hormônio GH, responsável pelo crescimento, e auxilia a formação do colágeno. 

A PARTIR DESSE MOMENTO VOCÊ VAI CONHECER QUAL É O LADO VILÃO DA SEMENTE DE CHIA

semente de chia lado vilão

No tópico anterior foi apresentado 22 benefícios sobre a semente da chia, mas agora vou destacar o lado vilão deste cereal integral.

A semente da chia é um carboidrato, apesar de conter uma grande quantidade de fibras, pode levar ao aumento de peso e constipação intestinal quando o individuo não consome muita água.

Além disso, pode levar a desconfortos gástricos e prisão de ventre, já que pode atrapalhar a saída dos alimentos do estômago.

O consumo excessivo de fibras pode interferir de forma negativa na absorção de minerais como cálcio e zinco. Nunca é indicado o consumo acima de duas colheres da semente.

A dosagem faz toda a diferença, assim como nos remédios, então nunca exagere.  

QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA PARA OBTER TODOS OS BENEFÍCIOS CITADOS NESTE ARTIGO

semente de chia recomendação

Segundo alguns estudos realizados, foi identificado que os melhores resultados ocorreram com pessoas que tinha uma ingestão diária da semente da chia de 25 g, ou seja, duas colheres de sopa. 

COMO VOCÊ PODE ADICIONAR A SEMENTE DA CHIA NO SEU CARDÁPIO DIÁRIO

semente de chia cardápio

A chia pode ser consumida crua, na forma de gel ou óleo ou triturada. É importante deixar claro que em todas as formas apresentada, a semente mantém suas propriedades.

Abaixo dou algumas dicas para você colocar a chia no seu cardápio diário.

a. Tipo Gel

Num copo de água de 60 ml, coloque uma colher de sopa de chia e deixe de molho por 30 minutos. Após esse tempo, ingira o gel formado.

Vale salientar que não se deve guardar esse Gel para ser ingerido depois, o correto é ingerir após os 30 minutos.

Caso você não queria ingerir o gel sozinho, então você pode colocar em sopas, sucos e até mesmo, em receitas de bolo.

b. Use o Gel no lugar dos ovos

O gel formado após deixar a chia de molho é uma excelente opção ao ovo nas receitas.

c. Semente seca

Caso você não deseje ingerir o gel, então adicione a semente a sucos, saladas, iogurtes e etc.

A dica é você usar a semente da chia seca nos momento de lanches, entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado com chia, na forma seca, tem apenas 70 calorias. 

d. Na forma de óleo

Caso você deseje uma opção ao azeite de oliva, o óleo de chia é uma excelente opção.

É importante que você saiba que não deve aquecer o óleo de chia para não perde o ômega 3 da sua composição, pois ele oxida facilmente. 

e. Farinha de chia

A farinha pode ser usada com frutas, sopas, sucos e etc.

Além disso, a farinha de chia é uma excelente opção para a farinha de trigo e mandioca. 

f. Chia combinada com outros grão

Caso você deseje obter um mix de nutrientes, então poderá fazer uma mistura de chia com linhaça, girassol, quinua, gergelim.

Tenha cuidado para não ingerir grande quantidade desse mix devido as calórias. O indicado é uma porção diária de 25 gramas. 

MUITAS PESSOAS PERGUNTAM SE A SEMENTE DE CHIA TEM ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO

semente de chia perigo

Alguns estudos afirmam que o consumo da semente da chia não tem contraindicação. Porém, o mais indicado é conversar com seu médico e informar sobre seu desejo de ingerir esse cereal integral.

Caso você deseje usar esse cereal como suplemente alimentar, seu médico deve ser consultado juntamente com um nutricionista. 

DICAS DE RECEITAS SIMPLES E FÁCEIS PARA IMPLEMENTAR A SEMENTE DE CHIA NO SEU CARDÁPIO

semente de chia receitas

Conheça 3 receitas para você colocar a chia no seu cardápio.

a. Tapioca com chia

Ingredientes que devem ser utilizados na receita:

  • Farinha de tapioca – Duas colheres de sopa. 
  • Semente de chia – Uma colher de sopa. 
  • Queijo cottage – Duas colheres de sopa. 
  • Tomate cereja – Cinco unidades. 
  • Folhas de manjericão. 

Preparação do prato. 

  • Misture a farinha de tapioca com a chia. 
  • Coloque a mistura numa frigideira bem quente. 
  • Deixe a massa ficar dourada e vire. 
  • Coloque o tomate, o queijo e o manjericão. 

b. Suco cítrico com agrião e chia

Ingredientes que devem ser utilizados na receita:

  • Meia laranja sem casca. 
  • Suco de tangerina – 250 ml. 
  • Agirão – 2 talos. 
  • Semente de chia – 1 colher de sobremesa. 
  • Mel – 1 colher de chá. 

Preparação do suco

  • Corte a laranja em cubos e retire o bagaço e sementes. 
  • Coloque a laranja, o agrião limpo e a semente da chia no liquidificador juntamente com o suco de tangerina. 
  • Coloque o mel e cubos de gelo. 

c. Salada de quinoa com chia

Ingredientes que devem ser utilizados na receita:

  • Água fria – Uma chícara.  
  • Semente de chia – Duas colheres de sopa.  
  • Suco de limão – Duas colheres de sopa. 
  • Cebola picada – Uma unidade. 
  • Abrobrinha verde pequena – Uma unidade cortada em cubos.
  • Beringela pequena com casca –  Uma unidade cortada em cubos.
  • Sal – Um colher rasa de café.
  • Alecrim – Uma colher de chá.
  • Pimenta branca – Uma pitada.
  • Azeite de oliva – Uma colher de sopa.
  • Quinoa cozida – Duas xícaras de chá. 

Preparação do suco

  • Coloque a água numa vasilha com a semente de chia e misture bem e deixe de repouso por 10 minutos. Após esse tempo, misture novamente e despeje a água.  
  • Num recipiente coloque a chia, o sal, o alecrim, o sal e a pimenta branca e misture bem. 
  • Numa outra vasilha coloque a berinjela, cebola e a abobrinha cortadas em cubos e coloque uma colher de azeite de oliva extra virgem, sal e coloque no forno para assar.
  • Quando as verduras ficarem assada, retire do forno.
  • Numa vasilha grande coloque a quinoa cozida, os legumes assados e a semente da chia. 

O VÍDEO ABAIXO FAZ UM EXCELENTE COMENTÁRIO SOBRE A SEMENTE DE CHIA. CONFIRA!

RESUMO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: 

A semente de chia é considerada um super alimento, pois possui nutrientes em quantidades superiores aos demais alimentos.

Infelizmente, muitas pessoas não conhecem esse cereal integral e por causa disso não estão podendo ter uma alimentação rica em vitaminas, minerais e etc.

Neste artigo você aprendeu:

  • 22 benefícios da semente da chia para sua saúde.
  • O lado vilão da Chia.
  • Quantidade diária recomendada.
  • Disca para você adicionar a chia no seu cardápio diário.
  • Contraindicação da chia.
  • Receitas com a semente de chia. 

A semente da chia é uma excelente maneira para você que deseja emagrecer, mas ela somente não vai fazer milagre na sua vida.

Se você já testou de tudo para emagrecer e mesmo assim não conseguiu obter resultados satisfatórios, quero lhe dizer que existe uma forma que vem ajudando muitas pessoas a conseguirem obter o corpo desejado. O programa emagrecer de vez é a solução para você!

718.876 pessoas estão seguindo o programa emagrecer de vez no Facebook, pois elas acreditam que essa é a melhor forma de emagrecer sem sofrimento, sem balela e sem mentiras. Clique Aqui e se junte a mais de 718.876 de pessoas que estão satisfeitas com esse programa.

Para você comprovar que o programa emagrecer de vez funciona de verdade, veja o comentário da Angélica na página do Emagrecer de Vez. Clique Aqui Agora Para Acessar O Programa!

Você vem tentando perder peso e não consegue obter resultados satisfatório?

Você faz todos os tipos de dietas, atividades físicas e mesmo assim não consegue chegar ao peso ideal?

Você faz regime todos os dias, fica ansiosa e sempre comete deslize?

Clique Aqui e saiba como mudar essa situação!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Saiba Como Cuidar dos Cabelos Cacheados E Ter Um Cabelo Divino Sem Sair do Conforto de Casa E Sem Gastar Muito!

Coloque Seu Nome e Email Para Receber Gratuitamente Seu Ebook por Email!

Seus dados Estão 100% Seguros!