Cereais Integrais

Semente de linhaça e a surpreendente verdade que ninguém nunca falou

Semente de linhaça, você sabia que esse cereal é considerado um super alimento, pois apresenta diversos nutrientes para sua saúde?

Você sabia que o consumo diário desse cereal poderá ajudar a manter seu organismo nutrido com vitaminas, minerais, proteínas e etc?

A semente de linhaça vem sendo alvo de diversos estudos no Brasil e no mundo, pois apresentam diversos benefícios para a saúde.

Um estudo realizado pela Rosângela Cordeiro e publicado na Revista Brasileira de Farmacognosia analisou o comportamento da semente de linhaça sobre as células mamarias.

Você sabe que o câncer de mama está relacionado a diversos fatores de risco, sendo o principal deles, a alimentação.

O estudo realizado por Rosângela concluiu que uma alimentação focada em substâncias funcionais vem sendo o caminho para reduzir a incidência do câncer de mama ou até mesmo, ajudar no tratamento.

Rosângela afirma no seus estudos que a linhaça vem sendo o centro das atenções desse estudo e já foi concluído que esse alimento tem em sua composição, substâncias quimioprotetora, sendo muito importante para reduzir o risco de surgimento do câncer de mama.  

Neste artigo, você conhecerá diversos benefícios da semente de linhaça para a sua saúde e tenho certeza que após ler esse artigo, sua alimentação vai melhorar.

Ansiosa pelo que vem por aí? Então, compartilhe com suas amigas este artigo!

POR QUE A LINHAÇA VEM SENDO O CENTRO DAS ATENÇÕES DOS PESQUISADORES?

semente de linhaça

Algumas pessoas dizem que a linhaça é um dos alimentos vegetais mais poderosos do planeta.

Há alguma evidência de que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, acidente vascular cerebral e diabetes. Isso não é uma tarefa difícil para uma pequena semente como é a de linhaça.

A linhaça foi cultivada na Babilônia, já em 3000 A.C. No século 8, o rei Carlos Magno acreditou tão fortemente nos benefícios da semente de linhaça para a saúde que aprovou leis que exigiam que seus súditos a consumissem.

Agora, treze séculos mais tarde, alguns especialistas dizem que temos uma pesquisa preliminar para respaldar o que o rei suspeitava.

A linhaça é encontrada em quase todos os tipos de alimentos de hoje desde biscoitos a aveias compostas.

Não só a demanda do consumidor por linhaça tem crescido, o uso agrícola também aumentou. A linhaça é o alimento usado para alimentar todas aquelas galinhas que estão colocando ovos com altos níveis de ômega 3, os ácidos graxos.

A linhaça deve a sua reputação saudável para três principais componentes:  

a. Rico em Ômega 3

Cada colher de sopa da semente de linhaça moída contém cerca de 1,80 gramas de vegetal ômega-3. Este é um tipo de gordura saudável e muito importante, principalmente, para a saúde do coração.

Cabe ressaltar que o ômega 3 se manifesta de duas maneiras no sistema cardiovascular. A primeira age de forma a reduzir a atividade das plaquetas (muito importante para evitar os coágulos) e a atua na diminuição do triglicerídeos (gordura ruim para o organismo). 

Já a segunda função do ômega 3 no organismo é que essa substância auxilia na estabilização da parte elétrica do coração e isto é muito importante para reduzir ou eliminar as arritmias cardíacas. 

[optin-cat id=”5963″]

b. A linhaça é rica em lignanas,

A linhaça contém 75-800 vezes mais lignanas que outros alimentos vegetais. As lignanas são substâncias que associam-se ao estrógeno impossibilitando de exercer seus efeitos.

É importante salientar que o estrógeno é um hormônio cuja função é disseminativa, ou seja, em altas quantidades amplia o risco de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres, como por exemplo, o de mama.

Outro benefício da lignana está relacionado com a menopausa. Como a estrutura química desta substância é semelhante a do estrogéno, a lignana auxilia na prevenção dos sintomas e incovenientes da menopausa. 

c. Fibra

A linhaça contém ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis. 

Considera uma fibra do tipo solúvel, quando na presença da água forma uma substância gelatinosa que envolve a gordura impedindo a sua absorção. E a do tipo insolúvel é aquela que não absorve água, porém acelera a atividade do intestino o que ajuda a evitar a prisão de ventre.

Outro beneficio das fibras é que ela auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal e assim influencia, beneficamente, nas taxas de glicose e colesterol. 

CONHEÇA 9 BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE LINHAÇA PARA A SAÚDE DA MULHER

semente de linhaça falar

A linhaça apresenta diversos benefícios para a sua saúde, por isso colocar esse alimento no seu cardápio diário poderá lhe ajudar a adquirir uma saúde de “ferro”.

1. Excelente forma de combater a constipação 

Conforme apresenta no programa Bem Estar, 30% da população brasileira sofre de constipação intestinal, ou seja, prisão de ventre.

Esse cereal integral apresenta em sua composição uma quantidade elevada de fibras, sendo estas responsáveis por melhorar o trânsito intestinal e assim, eliminar a prisão de ventre. 

2. Excelente maneira de controlar a taxa de açúcar no sangue

Ao ingerir esse cereal diariamente, seu intestino vai funcionar melhor e impedir que o açúcar seja absorvido rapidamente, sendo importante para as pessoas que tem diabetes.

Se após uma alimentação, a taxa de glicose aumentar rapidamente, então converse com seu médico para colocar a linhaça no seu cardápio diário e veja os resultados mudarem rapidamente. 

3. Excelente aliado contra o colesterol

O colesterol é responsável por diversos males a saúde e tenho certeza que você sabe disso. Porém, muitas mulheres estão com a taxa de colesterol altíssima e não sabem como regular.

Ao ingerir diariamente a linhaça, a taxa de colesterol vai reduzir, pois a absorção de gordura pelo intestino será menor. 

4. Excelente aliado ao emagrecimento

Se você deseja emagrecer, então a semente de linhaça vem para ser sua principal aliada nesse objetivo.

Isso acontece, pois esse alimento apresenta em sua composição uma elevada taxa de fibras que são responsáveis por promover sensação de saciedade, sendo importante para quem deseja emagrecer. 

5. Excelente amigo do seu coração

A linhaça vem sendo considerado pelo os especialistas um dos melhores amigos do seu coração, pois reduz o colesterol e diminui a absorção de gordura pelo intestino.

O ômega 3 presente na linhaça ajuda o sistema cardiovascular através de vários mecanismos diferentes, incluindo ação anti-inflamatória e normaliza os batimentos cardíacos.

Uma nova pesquisa também sugere efeitos de redução da pressão arterial significativas da linhaça. Esses efeitos podem ser devido a ambos os ácidos gordos, ômega 3, bem como os grupos de aminoácidos encontrados na linhaça.

Se você tem algum problema no coração ou deseja evitar que apareça, então procure seu médico e informe que deseja colocar a semente de linhaça no seu cardápio diário. 

[optin-cat id=”5963″]

6. Excelente forma para combater as inflações

Por ser rica em ômega 3, a linhaça apresenta um grande benefício para seu organismo, ou seja, combate as inflamações do seu corpo. 

7. Excelente aliado contra a TPM e menopausa

Por tem em sua composição isoflavona, fitoesteroide e lignana, esse alimento tem o poder de controlar os hormônios da mulher. Por esse motivo, reduz os sintomas da TPM e menopausa, permitindo que sua vida possa ser melhor a cada dia. 

8. Excelente maneira de combater o câncer 

Estudos recentes têm sugerido que a linhaça pode ter um efeito protetor contra o câncer de mama e câncer de cólon. Pelo menos dois dos componentes de linhaça contribui para isto.

Em estudos com animais, uma substância presente na semente de linhaça, chamado ALA, inibiu a incidência de tumores e o crescimento deles. 

As lignanas presentes na semente de linhaça podem fornecer proteção contra os cânceres que são sensíveis aos hormônios, sem interferir com as tamoxifeno, droga contra o câncer de mama.

Alguns estudos ainda têm sugerido que a exposição à lignanas durante a adolescência ajuda a reduzir o risco de câncer de mama e também pode aumentar a sobrevida de pacientes com câncer de mama. 

Outra substância presente na linhaça é o linhanos, este  ajuda a proteger contra o cancro, bloqueando enzimas que estão envolvidas no metabolismo do hormônio e interfere no crescimento e proliferação de células tumorais.

Alguns dos outros componentes presentes na linhaça também têm propriedades antioxidantes, que podem contribuir para a proteção contra o câncer e doenças cardíacas. 

9. Excelente forma de proteger contra o melanoma 

Estudos feitos com ratos concluíram que a linhaça é uma grande aliado contra o melanoma. 

O CEREAL QUE AJUDA NA ABSORÇÃO DAS VITAMINAS DOS ALIMENTOS

semente de linhaça principal

As sementes de linhaça são benéficas para diversos problemas de saúde. Este cereal integral é capaz de proteger o organismo, ajudar a emagrecer, promover o bom funcionamento intestinal e ainda ajuda a absorver diversas vitaminas.

Embora seja um alimento considerado fitness a semente de linhaça é bastante oleosa. Ela é rica em omega 3 e ômega 6 e além disso, ela tem em sua composição um bom punhado de gordura saudável.

Já é sabido que os os óleos são uma das substancias que os que desejam emagrecer  ou ganhar mais massa muscular fogem com veemência, ele é muito importante para o corpo quando usado de maneira correta. 

A ciência do nosso corpo funciona de maneira, no mínimo, curiosa. As vezes para evitar o que mais tememos temos que ingerir o que evitamos. Interessante não é?

Bom, as sementes de linhaça são ricas em lipídios, ou seja, gordura. Contudo as principais vitaminas para o crescimento muscular  A, D, E e K precisam de óleos para garantir uma boa absorvição do organismo.

Elas são conhecidas como vitaminas lipossolúveis. Para que o corpo possa aproveitar os benefícios dos complexos de cada uma dessas vitaminas é preciso decompor com óleo.

Você já percebeu que muito dos remédios tomados para abrir o apetite, principalmente das crianças, contém uma textura um tanto viscosa? É o óleo que funciona como ponte entre alguns alimentos e o corpo.

Conheça os principais benefícios das vitaminas A, D, E e K para sua saúde. 

A – Excelente para deixar os cabelos, unhas e pele mais brilhantes e saudáveis.

D – Um catalisador do cálcio. É importante absorver vitamina D para ter mais disposição e melhorar o bem estar.

E – Além de proteger o organismo, a Vitamina E retarda o envelhecimento e evita doenças.

K – Esta vitamina age diretamente no seu sangue. É de suma importância a ingestão de vitaminas K para acelerar os processos de coagulação e cicatrização.

Essas vitaminas são responsáveis pelo auxilio na queima de gordura e as sementes de  linhaça é uma das principais sementes usadas com esta finalidade.

Além de de servir para melhorar a absorção destas vitaminas as sementes de linhaça ainda tem função de “esponja” para limpar o sistema digestivo. Que tal uma substancia tão boa assim para emagrecer? Agora é só aproveitar os benefícios das sementes de linhaça.

Informação importante sobre as sementes de linhaça

Muitas pessoas não sabem disso, mas a semente de linhaça não possui glúten. Essa notícia é muito importante para todas as pessoas que tem doença celíaca. 

Por isso, você pode colocar a semente de linhaça no seu cardápio diário, porém tenha o cuidado para não ingerir mais de 20 gramas (duas colheres de sopa), pois a grande concentração de fibras pode provocar constipação. 

FARINHA DE LINHAÇA, O CEREAL INTEGRAL QUE FISGOU AS MULHERES

semente de linhaça farinha

A farinha de linhaça vem ganhando mais destaques nos supermercados, cardápios e nas pesquisas científicas.

E tudo isto está ocorrendo devido aos diversos benefícios que a semente de linhaça promove para a saúde do ser humano, em especial, para as mulheres. 

A linhaça, semente da planta do linho, é muito rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Essa semente caiu na graça das mulheres justamente por seus inúmeros benefícios. 

Conheça alguns benefícios da farinha de linhaça para sua saúde. 

a. Alimento rico em nutrientes e vitaminas

Com uma alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas, como vitamina E, ômega 3, ômega 6, dentre outras, a linhaça pode ser encontrada como linhaça marrom – com uma baixa taxa de ômega 3 e outros nutrientes, e a linhaça dourada – esse é o tipo de linhaça mais indicado para o consumo. 

A linhaça dourada não é tão barata quando comparada com a linhaça marrom, porque é muitíssimo mais rica em ômega 3, ômega 6 e ômega 9, gorduras polinsaturadas e também pelo fato de seu cultivo ser feito sem o uso de agrotóxicos.

Para a saúde da mulher, a linhaça dourada pode fazer maravilhas e rápidas diferenças a partir do seu consumo.

Essa maravilhosa semente é tida como um alimento do tipo funcional – ela nutre e ainda consegue prevenir o corpo de doenças.

A linhaça pode ser consumida em forma de semente, óleo e farinha. Ambos contém os mesmo nutrientes, mas podem ser inseridos na dieta da mulher dos mais diversos modos. Como bolos, biscoitos, em cápsulas e até mesmo em sucos e vitaminas.

b. Farinha de linhaça – Auxilia no emagrecimento

A farinha de linhaça dourada é altamente recomendada e muito utilizada para quando a mulher quer emagrecer ou engordar, depende de como será empregada.

Para você que deseja emagrecer, a farinha de linhaça é um grande aliado nesta luta. Um estudo realizado na Unicamp comprovou que a linhaça possui uma substância que ajuda a combater a inflamação do hipotálamo.

Sendo esta inflamação causada por gorduras saturadas que são adquiridas mediante a ingestão de carnes vermelhas, derivados do leite, fast food, dentre outros.  

Talvez você não saiba, mas o hipotálamo é responsável por indicar ao cérebro sobre a quantidade de comida que há em nosso organismo.

Quando o hipotálamo está inflamado, ocorre a morte de alguns neurônios que estão relacionados com a saciedade e é por causa disso que muitas pessoas comem sem limites.

c. Farinha de linhaça e os benefícios para o coração

Como a linhaça é rica em fibras, a farinha de linhaça age como um poderoso antioxidante, auxilia no combate a diabetes e hipertensão, consegue estimular e regular o intestino.

Prevenindo doenças cardiovasculares, garantindo uma melhor circulação do sangue e ajudando a diminuir o processo de retenção de líquidos.

A farinha de linhaça dourada conta ainda com a presença do potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco e outros minerais importantes para o organismo da mulher, não se limitando apenas a elas.

Outro quesito muito importante para a boa saúde do coração é que a farinha de linhaça é rica em ômega 3.

Essa substância é  muito importante para combater doenças do coração. Cabe ressaltar que a farinha de linhaça ajuda a evitar a formação de coágulos e auxilia na redução das taxas do colesterol. 

d. Farinha de linhaça e os benefícios para a visão

Muitas pessoas acreditam que a cenoura é o único herói quando o assunto é a visão. A farinha de linhaça é um grande amigo da sua visão.

O consumo deste cereal integral é muito importante para pessoas que desejam reduzir as inflamações nos olhos e dificuldade de produzir lágrimas. Isto ocorre devido devido ao seu grande poder antioxidantes. 

e. Farinha de linhaça e o controle do sódio no corpo

Muitas pessoas já sabem, o sódio é o grande vilão do coração. A farinha de linhaça é um grande amigo do seu coração e no caso do sódio, este alimento auxilia no funcionamento dos rins fazendo com que sódio sejam eliminado pela urina e assim reduzindo ou até mesmo evitando a acumulação de líquidos no corpo. 

LINHAÇA DOURADA OU MARROM, QUAL A SUA ESCOLHA?

semente de linhaça marrom ou dourada

Todos nós sabemos que a linhaça é uma semente que está recebendo mais atenção pelas pessoas que desejam ter uma alimentação ou hábitos mais saudáveis com o objetivo de ter uma vida melhor.

Essa mentalidade é muito importante, pois diante de tantos relatórios sobre o câncer e outras doenças, utilizar alimentos naturais é uma ótima saída. 

A linhaça é considerada um alimento funcional e isto ocorre devido a sua ação no corpo humano referente a prevenção e controle de doenças do coração, reduz o risco de surgimento da diabetes, dentre outros.

Conforme o professor e doutor em nutrição Javier Andrés, a linhaça vem sendo estuda a mais de 20 anos e foi descoberto que esse cereal integral tem a capacidade de prevenir diversas doenças, como o câncer, diabetes, prisão de ventre, dentre outras. 

A linhaça é um dos alimentos mais comentados entre os apaixonados por comida natural ou nutrição fitness. Repleta de nutrientes importantes para a saúde ela vem se destacando como uma ótima opção para consumo de fibras sem glúten.

O sabor da  semente de linhaça pode ser assemelhado a gergelim ou castanhas e as receitas em geral exploram-a mais em forma de farinha ou em misturas no estilo cereal integral matinal como granola.

Tem quem afirme que o sabor da linhaça é doce, mas na verdade ela encaixa-se em quase todos os tipos de alimento independente da classificação de estilo. Isso eleva a linhaça a um estado de neutralidade muito importante na cozinha moderna.

Linhaça dourada ou marron?

Quando o assunto é a diferença da linhaça em relação aos seus tipos, dourada ou marrom, alguns consumidores ficam em dúvida. Um dos principais pontos que chama a atenção é a diferença de valores.

Nos mercados e lojas de produtos naturais em geral a linhaça dourada tem um preço mais elevado. A Variação fica em torno de 20% em relação à marrom. Por conta deste dado muitos acham que o grão dourado é mais nutritivo.

É preciso começar a desassociar o valor do alimento aos seus benefícios. A cozinha orgânica tem provado que os legumes, verduras e frutas mais simples são, na maior parte das vezes, os principais fornecedores de saúde.

No caso da linhaça o que ocorre não é uma depreciação relativa ao valor e sim uma equiparação a partir das substancias encontradas no grão dourado e também no marrom.

A diferença nutricional é tão pequena que chega a ser irrisória quando salientamos a capacidade do organismo de absorver alguns componentes. Dessa forma ambas são igualmente saudáveis.

O principal ponto de diferenciação dos dois tipos de linhaça, além de é claro a cor, está nas fibras complexas encontradas na casca. A linhaça marrom é um pouco mais rica neste item e por isso é mais dura. A dourada é um pouco mais macia.

O fator que imprime esta pequena diferença está ligada à região de cultivo. A linhaça marrom cresce em lugares de clima mais temperado, inclusive no Brasil.

A dourada por sua vez é comum a territórios mais frios e é principalmente encontrada no Canadá. Isso explica também a questão dos valores de venda.

QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA PARA O CONSUMO DA SEMENTE DE LINHAÇA

Segundo os estudiosos da área, a consumo diário da linhaça não deve passar de 10 g, ou seja, uma colher de sopa. Essa quantidade apresenta porção necessária do ácido alfalinolênico. 

Ingerir quantidades superiores a 20 gramas por dia pode provocar diversos problemas devido a grande quantidade de fibras ingeridas.  

COMO USAR COLOCAR A SEMENTE DE LINHAÇA NO SEU CARDÁPIO DIÁRIO?

Muitas pessoas tem dificuldade de combinar a semente de linhaça no seu cardápio diário. No seu café da manhã você pode comer a linhaça com frutas, sucos, iogurtes, no cuscus, dentre outros. Já no almoço, a linhaça combina muito bem com saladas e no jantar você pode incrementar a sopa. 

QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DA SEMENTE DE LINHAÇA?

Apesar de ser benéfica para a nossa saúde, o consumo excessivo pode trazer algumas consequências para o organismo, como por exemplo: constipação ou diarreia. 

QUEM NÃO DEVE USAR A LINHAÇA NA SUA ALIMENTAÇÃO?

Não é pelo fato da linhaça ser considerada um super alimento que qualquer pessoas deve coloca-la em seu cardápio diário.

Mulheres que estão gestante, lactentes, pessoas com oclusão intestinal, irritação do intestino, não devem fazer uso da linhaça. 

O VÍDEO ABAIXO FAZ UM EXCELENTE COMENTÁRIO SOBRE A SEMENTE DE LINHAÇA. CONFIRA!

RESUMO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

A semente de linhaça é considerada um super alimento e isto ocorre devido aos grande benefícios que este cereal integral promove para a sua saúde.

A ingestão constante e regular tem a capacidade de ajudar na absorção de vitaminas pelo corpo e é por esse e outros motivos que você deve colocar a linhaça em seu cardápio diário. 

A recomendação é variável por pessoa, mas o ideal é incluir este alimento na alimentação ao menos três vezes por semana pois ela é rica em fibras, potássio, fósforo, cálcio, ômega 3, ômega 6, selênio, cobre, ferro e muito mais. Um super alimento não é?!

A farinha de linhaça é uma grande auxílio para a sua saúde. Muitas pessoas não acreditam nos resultados que esse alimento pode trazer para a saúde, mas faça o teste durante um mês e sinta esses resultados saltando em seu organismo. 

Prevenindo a mulher de doenças, problemas nos rins, nutrindo e também regulando o trânsito intestinal, a farinha de linhaça não pode faltar na dieta. Todos estes motivos são razões suficientes para você correr a loja mais próxima e comprar a sua farinha de linhaça dourada.

Neste artigo você leu:

  • Por que a semente de linhaça vem sendo o centro das atenções dos especialistas?
  • 9 benefícios da semente de linhaça para a saúde da mulher.
  • O cereal integral que ajuda na absorção de vitaminas dos alimentos.
  • Farinha de linhaça. o cereal integral que fisgou as mulheres. 
  • Linhaça dourada ou marrom, qual a sua escolha?
  • Quantidade diária recomendada da semente de linhaça. 
  • Como colocar a semente de linhaça no seu cardápio diário. 
  • Quais são os efeitos colaterais da semente de linhaça.
  • Quem não deve consumir a semente de linhaça. 

[optin-cat id=”5963″]

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.