Shampoo

Shampoo – 5 Mitos que você precisa saber

Várias mulheres ler na internet diversas coisas sobre shampoo e é por causa disso utilizam shampoo de forma errada. Saiba os 5 mitos mais visto na internet.

Vai lavar o cabelo hoje? Então antes de entrar no banho leia esse artigo! Você precisa conhecer mais sobre esse ato tão comum e corriqueiro e entender mais sobre o shampoo que você usa.

Desde que aprendemos, ainda na infância, a lavar nossos fios, absorvemos inverdades que se perpetuam ao longo da vida. Porém, é preciso desfazer os mitos para entender melhor os seus cabelos.

O que eu posso garantir é que ter mais conhecimento nunca faz mal. Quanto mais você compreende os processos que executa no seu dia a dia, melhores serão os resultados. 

Antes de continuar comentando sobre os 5 mitos do shampoo, cadastre-se em nosso informativo Dicas Saúde da Mulher e receba diversas dicas sobre SAÚDE E BELEZA. 

Confira quais são os 5 mitos que você precisa saber sobre o shampoo

  • Shampoo é feito apenas para limpar

Esse é um mito muito conhecido. Apesar de ser principalmente para essa função, o shampoo também é responsável por tratar e hidratar os seus cabelos.

É ele que garante uma boa quantidade de nutrientes para suas madeixas. O aspecto de ressacado surge a partir da eliminação dos óleos e gorduras dos fios. Desta forma, é preciso contar com o condicionar para finalizar.

Quem nunca ouviu essa frase: O tratamento dos cabelos se inicia com o shampoo. Todos nós sabemos que as prateleiras dos supermercados apresentam diversas marcas de shampoo, porém você deve escolher aquele que é adequado para seu tipo de cabelo.

A escolha do shampoo não deve ocorrer em função das características naturais do seu cabelo, mas a situação em que seu cabelo se encontra no momento da compra do produto.

Para ter cabelos bonitos e saudáveis é necessário que se faça a limpeza dos fios e do couro cabeludo. Não se dedicar em lavar os cabelos de forma adequada pode retirar a vitalidade dos fios, ocasionar quebra e ressecamento.

 Cabe ressaltar que o shampoo abre as cutículas dos fios e é por causa disso que os tratamentos tem melhores resultados. Por isso, lavar o cabelo é crucial para retirar a sujeira e prepará-lo para a hidratação. 

  • É preciso esfregar todos os fios para estar com a cabeça limpa

shampoo-limpeza-do-cabelo

É claro que você precisa esfregar os fios, mas o mito reside na ideia de que isso é o principal. Na verdade, os seus cabelos refletem o estado do seu couro cabeludo, e é nele que você deve concentrar os seus cuidados. A dica é lavar esta parte com movimentos longos, gentis e circulares para que os produtos penetrem e ajam na sua cabeça.

Uma dica importante para ajudar na limpeza dos cabelos é a utilização do pré shampoo. Este produto tem o objetivo de limpar profundamente os fios e prepará-los para que o shampoo habitual atue em cada fio. 

O pré shampoo tem a função de reforçar a ação do shampoo convencional e é por causa disso que ele deve ser utilizado antes do shampoo convencional, pois existem substâncias que promovem a esfoliação do couro cabeludo. 

  • O shampoo anti-residuos deve ser usado sempre

Negativo! Não faça isso com os seus fios! O shampoo antiresiduos não apenas elimina a sujeira, ele também leva consigo diversos nutrientes que dão vida, brilho e maciez para os seus cabelos.

Se você usa-lo indiscriminadamente irá deixar suas madeixas fracas, opacas e quebradiças. É importante usar esse produto apenas depois de fazer químicas ou com o aconselhamento de um profissional experiente.

O shampoo antiresiduo tem a função de fazer uma limpeza profunda nos cabelos com o objetivo de remover os resíduos de cremes capilares, gordura, dentre outros, fazendo com que os fios fiquem limpos e aptos a receber os tratamento. 

  • O cabelo tingido precisa ser sempre hidratado a cada lavagem

Pintar o cabelo sempre danifica um pouco os fios e os resseca. Entretanto, é preciso entender que o seu cabelo deve ser hidratado a cada 15 dias.

Em menos tempo você pode deixá-lo oleoso e pesado. O principal tratamento que você deve ter com os seus fios depois de tingi-los é usar o shampoo certo que fortaleça-os e que dê o suporte necessário pós química.

É muito importante utilizar o shampoo certo, pois manter a beleza do cabelo pintado por muito tempo não é uma tarefa simples. Sol, cloro, vento, lavagens faz com que o pigmento da tinta vá se soltando dos fios.   

  • Só é preciso lavar uma vez o cabelo, mais do que isso é desperdício

É muito comum ouvir esse tipo de coisa quando alguém afirma que é necessário lavar duas vezes para ter certeza de que o cabelo está bem limpo. Bom, na verdade a limpeza é apenas um dos motivos para passar shampoo por suas vezes.

A hidratação e o cuidado que os shampoos oferecem também devem ser repetido a cada lavagem. Por isso passar duas rodadas é sempre o ideal.

Um quesito muito importante e que muitas mulheres não dão atenção é sobre quanto tempo deve deixar o shampoo agir no cabelo. A dermatologista, Gabriella Vasconcelos, afirma que não há um tempo especifico para deixar o shampoo agir no cabelo, mas três minutos é o tempo ideal para o shampoo fazer o devido efeito em cada fio. 

Utilizar o shampoo e fazer movimentos circulares no couro cabeludo é importante para limpar essa região.

Manter o couro cabeludo sempre limpo é crucial para que você tenha fios bonitos, fortes e saudáveis, pois permite a manutenção da oleosidade, remoção das células mortas, desobstrução dos poros do couro cabeludo, fortalece os fios e previne a queda do cabelo. 

Considerações Finais: 

Com este artigo comentamos alguns dos mitos que muitas mulheres estão convivendo diariamente e por causa disso não estão desfrutando de um cabelo bonito e saudável. 

Gostou do artigo? Faltou alguma informação? Deixe seu comentário!

OBS.: CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Saiba Como Cuidar dos Cabelos Cacheados E Ter Um Cabelo Divino Sem Sair do Conforto de Casa E Sem Gastar Muito!

Coloque Seu Nome e Email Para Receber Gratuitamente Seu Ebook por Email!

Seus dados Estão 100% Seguros!