Benefícios

Sono – Influencia nos resultados da atividade física?

O sono é importante para que o treino físico realizado tenha exito em qualquer situação. Devemos malhar, mas devemos repousar.

Dormir é importante para que a atividade física realizada tenha exito em qualquer situação.

A atividade física, geralmente, é dividida em dois grupos. As que querem perder peso e as que querem ganhar massa muscular. Esses grupos tem necessidades separadas mais são semelhantes em uma questão, o sono. 

Dicas Saúde da Mulher vai dividir este artigo em duas partes para explicar melhor e salientar a necessidade do sono para todas que querem resultados através dos treinos e atividades físicas.

O sono e o ganho de massa muscular:

Ganhar músculos, massa e tornar-se “grande”. Esta é uma meta comum entre os amantes da cultura da hipertrofia. Cada vez mais homens e mulheres procuram ter um corpo considerado ideal.

Figura 01: O repouso é importante para quem faz atividade física

Treinos, exercícios, dietas, suplementos alimentares e outros canais são utilizados para que o objetivo seja alcançado porém muitas vezes um item importante é esquecido e isso pode por a perder todo esforço empregado. 

O sono está diretamente ligado na qualidade da hipertrofia. É durante este período de repouso do corpo e do organismo que muitos hormônios são liberados entre eles os de crescimento muscular.

Uma estimativa aponta que cerca de 60% a 75% dos componentes que vão favorecer o desenvolvimento muscular do dia seguinte estão ligado ao sono, porém ele precisa ter qualidade.

Para que o organismo produza e libere a quantidade certa de hormônio é preciso estar em sono profundo, o REM, pois apenas neste estado é possível interagir de forma completa com alguns itens consumidos.

Outro detalhe que deve ser levado em consideração é a alimentação antes do sono. Para que haja um bom funcionamento das funções vitais para a hipertrofia é preciso consumir proteínas (de preferencia que não venham de carnes vermelhas) antes de dormir.

O sono e o emagrecimento:

Figura 02: O repouso e o emagrecimento

Muitos estudos apontam que a má qualidade do sono está ligada à obesidade e a alguns distúrbios alimentares. Para quem pretende perder peso é preciso dormir adequadamente. Quando uma atividade física aeróbica de queima de gordura é praticado todo corpo se movimenta para aquecer e eliminar algumas substancias indesejadas, porém para metabolizar os hormônios da saciedade e do bem estar é preciso ter uma boa noite de sono.

De uma forma bem conclusiva a ciência demonstra que sentir-se feliz e ter um corpo saudável estão ligados. Essa conexão da-se, não afirmando que quem é feliz é magro, mas que tem mais saúde.

Para que seja possível emagrecer de forma saudável é preciso contar com essa ligação que é diretamente proporcional à boa qualidade do sono. É preciso passar por todas as etapas de relaxamento para que o corpo libere no organismo as substancias necessárias para a perda de peso.

OBS.: CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.

O Dr. Carlos Alberto fala sobre a importância do sono para a atividade física

 

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