Pilates

Técnica de Pilates – Benefícios para a saúde da mulher

Olá, o artigo de hoje do blog Dicas Saúde da Mulher, vai discorrer sobre uma atividade física muito importante e que vem ganhando cada vez mais espaço nas academias de ginásticas. Entretanto, precisa entender que a técnica de pilates deve ser ministrada por professor habilidade em fisioterapia. 

A técnica de pilates trata-se de uma série de exercícios criado por um enfermeiro alemão chamado Joseph Pilates, isso no começo do século XX. Esse homem teve a brilhante ideia de conjugar num único exercício diversos princípios que vão deixar seu corpo cada vez melhor.

Os princípios abordados no pilates é a respiração, concentração, força muscular, resistência, equilíbrio, elasticidade, força de vontade etc. Todos esses princípios promoverão em seu corpo e mente excelentes resultados que vão nortear a sua vida todos os dias. 

Nos últimos anos a técnica de pilates vem ganhando muita popularidade e o número de praticantes não para de crescer, chegando a mais de 11 milhões de adeptos só nos Estados Unidos. E essa febre vem invadindo as academias brasileiras e pessoas que não imaginavam fazendo alguma atividade física, acima de 40 anos, estão sorrindo a toa.

É bem verdade que antes da prática de qualquer atividade física seu médico deverá ser consultado. É ele que vai indicar qual a melhor atividade física para você e a intensidade. Esse acompanhamento poderá lhe proteger de grandes problemas no futuro.

Caso você deseje saber mais sobre pilates, escrevemos outro artigo que faz uma abordagem dessa atividade física: Pilates – Por que você deve fazer essa atividade física?



Técnica de Pilates – Benefícios para a saúde da mulher

Técnica de Pilates

  •  Técnica de Pilates – Alguns benefícios para a saúde da mulher:

Muitas mulheres desejam ter uma saúde invejável sem deixar de lado a beleza. O pilates tem a capacidade de deixar o corpo sarado, delineado e bonito. A pratica constante dessa atividade física poderá promover em você os seguintes benefícios:

– Melhora a postura, já que os exercícios visam o alinhamento correto do corpo;

– Traz alívio para dores nas costas, não só aquelas causadas por uma vida sedentária e rigidez muscular, mas também tem ajudado muitas pessoas que sofrem de hérnia de disco e graves desvios da coluna, por exemplo;

– Aliado a uma dieta equilibrada e saudável, o Pilates pode ajudar e muito na perda de peso;

– Alivia os desconfortos e cólicas que muitas mulheres sofrem durante a época do ciclo menstrual;

– Traz uma maior energia para o corpo;

– Beneficia até mesmo a vida sexual, uma vez que exercita vários músculos, inclusive os músculos pélvicos;

– Ajuda a melhorar a memória e a concentração;

– A prática constante pode melhorar o sono, evitando episódios de insônia e ansiedade;

– Ajuda a prevenir a osteoporose;

– Promove uma integração entre a mente e o corpo, pois enquanto o corpo está sendo beneficiado, a mente também sente-se aliviada, com menos estresse e mais equilíbrio interior.

  • Técnica de Pilates – Quem pode fazer?

Lembrando ainda que a técnica de Pilates pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, sendo muito bem recebido pelos idosos, os quais conseguem obter grande alívio das dores advindas da idade, além de conseguirem maior equilíbrio e flexibilidade. 

Por terem maior equilíbrio, as quedas que ocorrem com frequência entre as pessoas da terceira idade são minimizadas e até mesmo evitadas. O pilates é uma forma natural de conquista força muscular para as pessoas que estão na terceira idade, além de melhorar a autoestima devido  ao convívio com pessoas e os fatores hormonais que são fabricados durante o exercício. 

Outro benefício que o pilates trás para a pessoas é que ela sente-se mais consciente de seu próprio corpo, sente-se mais bonita e energizada. Além disso, terá folego para participar de algum evento (corrida, por exemplo) da empresa ou com amigos. 

Para conhecer e sentir todos esses benefícios que o pilates proporciona, o melhor a fazer é procurar uma boa escola onde possa aprender o Pilates o quanto antes, fazer a sua matrícula e desfrutar, pelo menos três vezes por semana, de um excelente exercício físico. 

O vídeo abaixo faz um excelente comentário sobre o pilates. Não deixe de conferir!

Considerações Finais:

Nesse artigo falamos um pouco dos grande benefícios que o pilates pode promover na sua vida. Muitas pessoas ainda preferem ficar em casa, fazendo do sedentarismo um dos seus melhores amigos e sabemos dos grande problemas que o sedentarismo pode provocar em nossa vida.

Apesar de não explicarmos passo a passo como aplicar a técnica de pilates em casa, mostramos as virtudes dessa atividade física. Cabe a você nesse momento, ir numa academia e se inscrever e desfrutar desse exercício físico que vem contagiando as brasileiras das mais diversas idades. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.