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Yacon – O alimento saudável conquistou os brasileiros?

A Yacon é um tubérculo originário dos Andes, e já tem conquistado o paladar dos brasileiros, tanto pelo seu gostinho agradável e adocicado (semelhante ao melão e à pera), quanto pelos inúmeros benefícios que este alimento traz para a saúde.

Muito parecida com a batata doce, a batata Yacon é um alimento saudável e que pode ser encontrada facilmente em redes de supermercados e feiras livres.

A Yacon é um tubérculo originário dos Andes, e já tem conquistado o paladar dos brasileiros, tanto pelo seu gostinho agradável e adocicado (semelhante ao melão e à pera), quanto pelos inúmeros benefícios que este alimento traz para a saúde.

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Yacon – Saiba quais são alguns desses benefícios?

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Em primeiro lugar, há que se mencionar que as propriedades do tubérculo ainda são alvos de estudos, porém vamos listar alguns benefícios já observados por quem consume a Yacon.

  • Controle da diabetes tipo 2

A batata Yacon ajuda nos controles dos índices glicêmicos, sendo bastante utilizada por pacientes com diabetes tipo 2. O motivo disso é que o carboidrato presente na Yacon é digerido lentamente pelo organismo, o que impede o aumento súbito da glicemia e os consequentes picos de insulina.

  • Auxilia no controle da saciedade

Além disso, o consumo do tubérculo traz uma sensação de saciedade no organismo; reduz os índices de colesterol e é rico em fibras, combatendo  as prisões de ventre e  ajuda o bom funcionamento intestinal, entre outros benefícios.

  • Informações nutricionais

Também é um alimento rico em potássio e magnésio. É indicado para prevenir doenças cardiovasculares e regular a pressão arterial.

A Yacon ainda é um carboidrato de baixa caloria (quase metade das calorias de uma batata simples), portanto pode ser utilizada sem receio por aqueles que estão em processos de emagrecimento.

É rica em água (a palavra “yacon” significa água, na linguagem indígena), daí a sensação de saciedade que provoca no organismo.

  • Forma de ingerir a batata yacon

A batata Yacon, diferente da batata comum que é ingerida cozida, pode ser utilizada crua em saladas e carnes, ou adicionada em sucos e vitaminas, por exemplo, já que tem o gosto similar ao do melão.

O tubérculo também já é apresentado em forma de farinha, podendo ser utilizado no preparo de bolos, biscoitos e tortas.

Há também a comercialização do chá  feito das folhas da Yacon, mas seus efeitos ainda estão sendo estudados, e deve ser consumido com cautela.

  • Quanto consumir?

Mesmo tratando-se de um alimento com poucas calorias, é recomendado que se consuma a Yacon sem exageros, de forma que se mantenham os benefícios já mencionados e não ocorra um aumento no peso corporal. Segundo os nutricionistas, o ideal é que se consuma diariamente o equivalente a 1 batata média ou 2 colheres de sopa da farinha.

  • Informação importante

É importante  sempre  consultar o médico quanto o uso da batata Yacon, no caso de pacientes portadores de diabetes. Também, nunca se deve deixar de tomar os medicamentos habituais de controle da doença, sem a orientação expressa de um especialista.

Considerações Finais:  

Sem dúvida, a alimentação equilibrada presta um excelente benefício na manutenção da saúde, mas o acompanhamento médico nunca deve ser descartado, principalmente para quem sofre de alguma doença crônica.

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