EBOOK REVELA 04 HIDRATAÇÕES CASEIRAS SIMPLES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUAS MADEIXAS EM POUCAS SEMANAS!

Zumba

Zumba dance – Desfrute dessa atividade física

Olá, no post de hoje do blog Dicas Saúde da Mulher, queremos comentar um pouco sobre a zumba dance. Muitas pessoas conhecem essas atividade física, mas não sabem como devem fazer. Continue lendo e fique por dentro desse movimento. 

Para quem gosta de dança, mas nunca enxergou a modalidade como uma forma de emagrecer e deixar o corpo mais saudável, a zumba veio para quebrar esses parâmetros e mostrar que a dança pode ser sim uma boa pedida para ficar com o corpo em dia e e sarado.

A zumba é uma modalidade física que consiste em unir movimentos da dança como salsa, merengue e samba com a ginástica aeróbica. E toda essa salada mista é capaz de promover uma grande perda de calorias para que as curvas de seu corpo apareçam e sejam invejáveis. 

Os movimentos na zumba as vezes são rápidos e outras lentos o que faz toda a diferença, além da  união das duas modalidades que acabam por aumentar a flexibilidade do corpo, a energia e o bem estar, desenvolvem e fortalecem o corpo.

A zumba dance é o exercício físico que dar alegria, então reúna toda a sua vontade de estar sempre de bem com o seu corpo e com a sua vida, reúna determinação e alegria e vá dançar e ser feliz, e depois só aproveite todos os benefícios na sua vida e no seu corpo.

Não é preciso saber dançar, a única coisa que se precisa para fazer parte da zumba para iniciante é força de vontade.  

Se você quer saber mais sobre a Zumba, então leia essa artigo: Zumba para você – Tudo o que você precisa saber



Zumba dance para iniciante, fique por dentro deste movimento.

zumba-dance

  • Zumba dance – Motivos para praticar zumba:

– Não precisa de equipamentos:

Se você esta cansada dos equipamentos, ou não gosta das atividades físicas praticadas nas academias, a zumba para iniciante vem para te animar e te mostrar uma atividade física que mistura exercício com alegria.Você pode perder até 1000 calorias e ficar com o bumbum durinho se divertindo.

– Coreografias simples:

Não precisa ficar com medo de não conseguir acompanhar o ritmo das coreografias ou se perder nos passos, a zumba é uma modalidade de dança super simples que não exige muito de você, e os níveis só vão aumentar conforme você for pegando o ritmo.

– Resultados rápidos:

Os resultados vão aparecer já no primeiro mês de zumba, como os exercícios físicos são rápidos e lentos e se unem com a ginastica aeróbica a zumba para iniciantes trabalha varias partes do corpo. Quanto maior o ritmo e intensidade que você praticar a modalidade mais resultados vão aparecer.

Fortalece o bumbum:

Todo o corpo é trabalhado na zumba, porém os membros inferiores como pernas e bumbum costumas se movimentar mais o que faz com eles fiquem mais durinhos e a celulite presente nessa parte do corpo diminua.

Melhora o equilíbrio e agilidade:

Por conta das coreografias e da velocidade em que são realizadas a zumba ajuda a aumentar a agilidade e equilíbrio do corpo.

Lugar para fazer amigos:

Nas aulas de zumba por proporcionarem um ambiente descontraído você tem a opção de fazer vários novos amigos, além de se divertir com eles durante as aulas.

– Ambiente descontraído:

O ambiente da zumba é favorável a divertimento e brincadeiras, você precisa ter a responsabilidade de dançar a zumba mas também pode fazer isso de forma agradável e feliz.

– Zumba dance e as roupas:

Você não vai precisar comprar várias roupas novas para praticar. Tem uma legging, uma camiseta velha e um bom tênis em casa? Então você já tem tudo que é preciso para começar a dançar.

– Tome água:

Durante as pausa da dança procure tomar sempre bastante água, pois a zumba consome bastante energia do seu corpo e você precisa estar sempre se reidratando. Evite a água gelada para não causar nenhum choque térmico no corpo.

  • Zumba dance e o Bem estar

A zumba proporciona a seus adeptos uma sensação de bem estar, justamente por ser uma atividade física que não exige muito força e concentração mas sim une diversão com saúde.

As pessoas que aderem a pratica costumam se sentir mais dispostos a realizar a todas as atividades do dia a dia, acordam com mais felizes e sempre estão com aquela sensação de bem estar do corpo.

Além de proporcionar essa sensação de bem estar, a zumba também estimula o lado sensual da mulher, devido aos seus movimentos e coreografias a sensualidade da mulher também é trabalhada e o corpo estimulado.

Além do corpo malhado, sensualidade e bem estar aumentam a confiança da mulher para realizar todas as suas atividades diárias.

  • Zumba dance – Os exercícios

Como falamos em vários pontos desse artigo, a zumba para iniciante é a junção da dança com a ginastica aeróbica, e por isso mesmo a modalidade é mais praticada por mulheres.

As coreografias não apresentam grande grau de dificuldade o que permite que qualquer pessoa que esteja com vontade de fazer zumba possa fazer com bastante facilidade.

A zumba mistura vários ritmos de dança, e então além da você manter a forma você tem a possibilidade de aprender vários passos de dança.

Você não pode esquecer que é necessário para começar a praticar procurar uma academia ou escola de dança que tenha um profissional especializado na modalidade da zumba, pois se praticada sem a orientação de um profissional da área você pode se machucar.

A zumba não apresenta nenhuma contraindicação, então qualquer pessoa pode praticar a modalidade. Porém, se você apresenta alguma doença crônica é mais indicado procurar seu médico antes de iniciar a zumba como atividade física. 

Zumba dance e os benefícios para a memória

zumba-dance-memoria

Para quem deseja começar o ano com o corpo em forma, as aulas de zumba é uma ótima indicação. As aulas de zumba misturam exercícios com movimentos de danças latinas, como a salsa, o mambo e o merengue. Existe vários ritmos na zumba e não é raro ouvir a nomenclatura, zumba dance. 

As aulas de zumba têm um misto de saltos e giros, terminando sempre com movimentos de alongamento. Muitas pessoas que fazem aulas de  zumba falam muito bem dessa atividade física aeróbica que mexe com todos os músculos e ajuda a desenvolver uma saúde cada vez melhor.

Outro benefício das aulas de zumba é  emagrecimento enquanto se diverte. Quantas pessoas estão todos os dias indo para as academias e fazendo diversas séries de exercícios  e não conseguem emagrecer? 

O gasto calórico é grande, chegando a até 1000 calorias em 1 hora de aula! Por isso muitas pessoas tem procurado fazer aulas de zumba com o objetivo de emagrecer e adquirir aquele corpinho sarado e invejável.

Nesses últimos anos temos visto muitas pessoas procurando diversas maneiras para emagrecer, porém muitas vezes não obtiveram sucesso. 

  • Zumba dance e os benefícios para a memória

As aulas de zumba consegue também trazer benefícios para a coordenação motora, melhorando o equilíbrio e aumentando os reflexos.

Quem pratica as aulas de zumba afirmam ter renovada a sua vida e obtido disposição para cumprir as diversas atividades do dia a dia. A disposição geradas pelas aulas de zumba vem instigando muitas pessoas a se fidelizarem nesta atividade física.

O que algumas pessoas não sabem é que as aulas de zumba também é ótima para a memória. Isso mesmo! Os passos ensinados pelo professor são muito variados, e o aluno precisa memorizá-los para repetir nas próximas aulas.

Essa atividade física permite que você possa esculpi seu corpo e também desenvolver sua capacidade de memorização. Isso é muito importante para ajudar a desenvolver pensamentos cada vez mais saudáveis. 

Os movimentos são simples, é verdade, e as aulas de zumba conseguem potencializar o aprendizado, manter a concentração e a atenção, retardando inclusive os sintomas do envelhecimento.

Temos visto muitas pessoas que estão em casa e pensando muitas coisas que não ajudam para a boa estima, por isso fazer parte de um grupo de zumba dance vai lhe ajudar a turbinar seus pensamentos e promover qualidade de vida. 

  • Zumba dance – Aulas de zumba e os idosos

Falando em envelhecimento, é importante mencionar que qualquer pessoa pode participar das aulas de zumba, mesmo os mais idosos.

Respeitando os limites de cada pessoa, não há contraindicações para praticar os movimentos. Porém, antes de iniciar alguma atividade física o geriatra deve ser consultado com o objetivo de analisar como anda o funcionamento do organismo e qual a intensidade que as aulas de zumba devem ter. 

Para os idosos, aliás, a atenção e a concentração que precisam ter durante as aulas só irão servir para melhorar sua autoestima e qualidade de vida.

A memorização dos movimentos também é de grande benefício para essa faixa de idade. Nos últimos anos a taxa de pessoas idosas que desenvolveram Alzheimer cresceu muito e uma das causa é a falta de estímulo cerebral como leitura, dentre outros. 

Contudo, não só para os mais idosos, mas o fato de a zumba ser benéfica para a memória é ótimo para todos nós. Em tempos de estresse e ansiedade diárias, tendemos a ficar cada vez mais dispersos e nossa memorização fica cada vez mais prejudicada.

A concentração e a memorização que precisamos ter durante os exercícios nos beneficia grandemente, sem dúvidas.

A zumba também é divertida, ninguém precisa saber dançar, ou até mesmo se sentir inibido por não ser praticante de exercícios de academia. Cada um pode acompanhar as aulas de zumba acordo com seu ritmo, sem problemas.

Inicialmente você não conseguirá acompanhar o ritmo do zumba dance, mas com o passar do tempo você verá como é fácil pratica zumba. 

A socialização e o convívio também são pontos importantes, e isso tem levado cada vez mais pessoas a praticarem a zumba.

Nos dias de hoje cujo o egoísmo está prevalecendo a zumba se coloca na contramão do sistema. O ambiente social presente numa aula de zumba pode mudar de vez a sua vida.

Zumba dance – Por que você deve fazer essa atividade física

Zumba dance atividade física

Criada na década de 90 pelo colombiano Beto Perez, a zumba é uma prática que mistura exercícios aeróbicos tradicionais com os movimentos de danças latinas e internacionais.

As aulas de dança são fáceis de fazer, tranquilas, e todos sentem-se à vontade para realizar os movimentos e nem percebem que estão queimando calorias e entrando em forma.

Os ritmos são variados: vão desde o hip hop, o flamenco e a dança do ventre, passando pela salsa e o merengue. O gasto calórico é bem grande! Uma aula de 45 minutos pode fazer com que se gaste até 1000 calorias, dependendo da intensidade dos movimentos.

As coreografias alternam movimentos rápidos e lentos e o que é animador é que não é necessário que o aluno tenha grandes habilidades de dança ou grande condicionamento físico. Basta ter disposição e vontade de participar.

Os instrutores são animados e as coreografias são bem fáceis de seguir; o aluno consegue perder calorias e divertir-se ao mesmo tempo, o que é ótimo.

  • Zumba dance é bom para perda de peso? 

Numa aula de zumba você pula e se movimenta por cerca de 45min a 1h (tempo médio de aula). Mesmo se você sair para dançar em uma boate por 45 minutos contínuos você vai queimar calorias. 

Sendo uma combinação de latim com atividade física aeróbica com a resistência de seu próprio peso corporal. Se o treino é combinado com uma dieta saudável e equilibrada, dentro dos limites razoáveis de calorias então o Zumba pode ajudar a emagrecer. 

Um erro comum que muitas mulheres tendem a fazer é assumir que elas usam uma média de 800 kcal com a atividade física e depois acredita que elas podem consumir muitas calorias. É por isso que o emagrecimento não ocorre para muitas mulheres conforme  desejado. 

Além de ajudar a perder peso, a zumba ainda ajuda a melhorar o sistema cardiovascular, a coordenação motora e até mesmo o bom humor.

  • Zumba dance e a coordenação motora

A boa notícia é que a zumba também consegue desenvolver e melhorar a coordenação motora. Isso porque é um exercício aeróbico, com intervalos e alterações na intensidade dos movimentos, o que faz com que a coordenação motora e o equilíbrio corporal logo sejam sentidos.

Misturando vários ritmos latinos, a zumba consegue atuar em nosso cérebro, melhorando a coordenação motora, equilíbrio e a consciência corporal. Além disso, os reflexos ficam bem mais rápidos.

  • Zumba dance e a saúde dos ossos

A zumba  é ótima para a manutenção da boa postura, movimentando pernas, quadris, panturrilhas, cintura, braços e abdômen. Ou seja, movimenta o corpo todo.  

A prática regular das aulas consegue aumentar o condicionamento físico, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, além de fortalecer os ossos e os músculos.

Com o fortalecimento dos ossos, consequentemente a perda óssea é retardada e até mesmo evitada, o que traz uma melhora muito grande para a qualidade de vida.

Os ossos e músculos das pernas e quadris ficam bem fortalecidos com a prática da zumba, mas o corpo todo consegue beneficiar-se.

Isso é ótimo, principalmente para as mulheres que costumam sofrer de osteoporose na fase da menopausa e pós-menopausa.

Até mesmo as gestantes e os idosos podem participar das aulas. Para esses, tanto os movimentos como a intensidade são reduzidos, mas nada impede que realizem as aulas.

No caso dos idosos, estes também conseguem uma melhor qualidade de vida, já que o fortalecimento dos ossos e músculos consegue melhorar bastante sua mobilidade e seu equilíbrio corporal, além de evitar e reduzir as frequentes quedas a que muitos ficam sujeitos.

  • Zumba dance e os idoso – Podem ser amigos?

Até mesmo quem tem mais idade pode beneficiar-se com as aulas de zumba, uma vez que os movimentos podem ser feitos por pessoas de qualquer idade, não há contra indicações.

A zumba  melhora da coordenação motora e consegue dar-lhes mais autonomia, além de trazer grande aumento em sua independência e auto estima.

Os membros inferiores ficam mais fortalecidos, e a pessoa consegue fazer movimentos como andar, sentar e levantar, com muito mais facilidade. Isso no caso dos idosos, é altamente benéfico, com certeza. 

  • Zumba dance com step

Ultimamente tem aparecido outra nova modalidade, que é a zumba com step. Esse tipo de modalidade traz mais impacto para a coluna e joelhos, portanto quem quer iniciar essa nova prática, convém fazer um avaliação física com o médico para verificar qualquer inconveniente que possa haver.

  • Sessões de zumba dance

Os ritmos também são progressivos, ou seja, a aula começa com uma música bem lenta e no decorrer da sessão o ritmo vai aumentando pouco a pouco.

As coreografias envolvem o movimento de braços, pernas, agachamentos e até abdominais. Contudo, são movimentos de baixo impacto, bem fáceis de aprender, e podem ser feitos por pessoas de qualquer idade e condicionamento físico.

  • Zumba dance é para mim? 

Se você gosta de alta energia, música motivadora, e gostaria de experimentar movimentos únicos e combinações, Zumba pode ser o seu bilhete para a área fitness. Com milhares de instrutores de Zumba em todo o mundo, localizar uma aula de Zumba deve ser fácil.

Uma única sessão de Zumba varia no custo, mas a média de aulas mensais fica em torno de R$60 a R$80, mas vale apena dar uma conferida nas academias mais próximas. Se você preferir ficar em casa e fazer essa atividade física, tem o DVD de vídeos que também estão disponíveis para compra.

O vídeo abaixo faz um excelente comentário sobre o Zumba Dance. Não deixe de ver!!!

Considerações finais

Um dos motivos do grande sucesso da zumba entre os adeptos é que não existe a sensação de estar se praticando um exercício repetitivo e monótono, mas sim a de estar dançando e se divertindo, o que faz que a pessoa queira praticar mais e mais vezes.

Os efeitos para o corpo e para a mente logo começam a ser notados. A perda de peso começa a acontecer, e os praticantes conseguem melhorar a auto estima e até o humor, já que o organismo consegue produzir  endorfinas, capazes de trazer grande bem estar ao aluno.

Então, não perca tempo e procure logo uma academia perto de você, para dar início às suas aulas de zumba. Seu corpo, seu equilíbrio, sua concentração e sua memória com certeza irão lhe agradecer!

Procure logo uma academia perto de você e comece a exercitar-se através desse ritmo tão alegre e contagioso, que é a zumba.

Gostou do artigo? Faltou alguma informação? Deixe seu comentário!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.